Criação

Bordado para iniciantes: 6 pontos básicos

Pin
Send
Share
Send

Mesmo que você conheça apenas alguns pontos, poderá transformar uma bolsa simples em uma obra de arte! Depois de dominar os 6 pontos básicos de bordado, você pode dar um toque exclusivo a qualquer coisa!

O bordado é um processo criativo! Não limite sua imaginação a esta arte antiga. Motivos retrô e étnicos estão agora na moda.

Nossos seis pontos ajudarão você a criar pinturas bordadas, ornamentos, monogramas e muito mais.

Dica: Antes de bordar com um marcador com tinta desaparecendo, desenhe linhas do padrão de bordado no tecido.



Ponto cruz

Retire a agulha do tecido a partir do canto inferior direito, insira a agulha no tecido na parte superior pelo comprimento do ponto cruzado (= ponto principal). Na mesma altura em que a agulha foi inserida no tecido, retire-a para a esquerda. Continue dessa maneira até obter toda a gama de pontos básicos.


Agora, bordar na direção oposta costurando cruzes (= cobrindo pontos). Retire a agulha à esquerda na mesma altura e insira-a à direita. A primeira cruz está pronta. Em seguida, puxe a agulha no canto inferior esquerdo e entre à direita ...

No nosso exemplo, você recebeu uma linha inclinada de pontos de cruz. Mas, de acordo com o mesmo padrão, você pode bordar linhas de pontos com uma cruz em uma linha reta. Este princípio permite que você trabalhe ritmicamente e relaxe perfeitamente ...

Costura do ombro

Para esta série de pontos, puxe a agulha de dentro para fora na face e, na diagonal direita, insira a agulha de dentro para fora. Passe a agulha para baixo.

Importante: a linha deve estar embaixo da agulha.





Reinsira a agulha na diagonal à direita do último pino. Nesse caso, a agulha passa sobre a linha. Repita as operações acima. Bloqueie o último loop da linha com o ponto do lado errado.

Assim, uma borda bonita aparece.
Com esta costura, você pode costurar sobre as bordas, consertar os apliques ou costurar seções abertas. Se você costurar os pontos com muita força, receberá um ponto de costura.

Costura de tambor

Remova a linha de dentro para fora na face, coloque-a em um laço e prenda-a com um dedo. Insira a agulha no local de onde foi retirada e retire no meio da alça. Ao remover a agulha, a linha deve estar sob a agulha.


Repita o ponto descrito na figura anterior, enquanto introduz a agulha dentro do primeiro laço. Não puxe a linha muito apertada. As dobradiças devem ter o mesmo comprimento.

No final da linha, puxe a agulha para dentro do último laço e trave a linha. Para fazer isso, imediatamente sob o último loop, insira novamente a agulha no tecido e puxe a linha.
Esta é uma excelente costura para fazer espirais, monogramas, ornamentos e bordas.

Ponto de espinha de peixe

Primeiro, desenhe a agulha da esquerda para a face e faça um ponto diagonal longo até a direita. Agora cruze este ponto com o ponto diagonal curto na direção oposta. Traga a agulha exatamente no primeiro local de saída.


Repita as operações conforme descrito na foto anterior.A segunda linha de pontos desce, bem adjacente à primeira linha. Borde esta segunda linha na imagem espelhada em relação à primeira.

O padrão de bordado cria um efeito requintado com nervuras, ideal para preencher as partes internas dos motivos.
Dica: experimente diferentes tonalidades de bordado.

Costura "agulha para a frente"

Esta é uma costura muito popular que tem a mesma aparência do rosto e do interior.
A primeira linha é executada da direita para a esquerda. Para fazer isso, retire a agulha e insira-a no tecido à esquerda, depois retire novamente à esquerda ... É muito importante manter o mesmo comprimento de pontos.

No final da linha, dê um passo atrás e preencha os espaços vazios entre os pontos. Ao inserir e remover a agulha do tecido, segure a agulha na diagonal, conforme mostrado na foto, e puxe-a pelo tecido.

A costura dupla da “agulha para a frente” (também chamada de sarjeta e costura danada) forma um contorno nítido. Com esta costura, você pode "desenhar" uma linha clara. É adequado para acolchoar ou para executar vários padrões e ornamentos lineares, cujas seções internas podem ser preenchidas com uma superfície plana (veja abaixo).

Superfície plana (em uma ou mais linhas)

A superfície plana pode ser executada sem "enquadrar" uma costura de contorno. Mas, graças ao contorno, o bordado plano se torna mais plástico.
As parcelas são preenchidas com pontos retos costurados obliquamente de cima para baixo. Os pontos se encaixam tão firmemente que o tecido não brilha através deles.


Se for necessário preencher grandes seções com bordado, é recomendável bordar pontos em várias linhas.
Primeiro, a primeira linha é costurada com pontos retos. Para a linha inferior, sempre insira uma agulha entre os pontos da linha anterior.

As fileiras ficam próximas umas das outras e seus pontos estão localizados com algum deslocamento, portanto, às vezes, essa superfície é chamada de dentes lisos. Como resultado do preenchimento de um espaço em várias linhas, as linhas não deslizam com tanta facilidade e, como resultado, o tecido não aparece através do bordado.
Experimente com diferentes tons da mesma cor.

Pin
Send
Share
Send