Criação

Escola de costura: duplicação de peças de vestuário

Pin
Send
Share
Send

Para que as roupas tenham uma aparência impecável e se encaixem bem, não apenas é necessário um padrão de sucesso, mas também a execução correta de um estágio na costura como duplicação dos detalhes do produto.


O que é duplicação, por que é necessário e como executar essa operação corretamente - essas perguntas são feitas não apenas pelas principiantes costureiras. O que precisa ser feito para que, por exemplo, a gola seja resistente e mantenha a forma como uma camisa ou blusa comprada? A resposta é simples: você precisa duplicá-lo - passar a junta!
A duplicação de peças de vestuário garante a estabilidade da forma durante a operação e manutenção do produto acabado, além de proporcionar maior elasticidade, eliminando o alongamento e a deformação do tecido.

Como duplicar os detalhes de casacos e jaquetas



Geralmente, detalhes duplicados, como punhos, detalhes de gola, prancha e gola de uma jaqueta ou casaco, cinto, abas, corpete em vestidos de corpete, aberturas para o zíper para evitar ondas e outros pequenos detalhes dos produtos. E em produtos de tecidos de malha e elásticos: cavas e pescoço.

Plano de layout


Como regra, a duplicação é realizada em toda ou parte da superfície da peça. Nos padrões Burda, os detalhes que precisam ser duplicados com material adesivo de amortecimento ficam acinzentados no plano de layout.
Todos os tecidos diferem em composição, densidade e espessura; portanto, os materiais adesivos de tecido ou não tecido de amortecimento para duplicação de detalhes precisarão ser selecionados de acordo com o tipo específico de tecido. Por exemplo, a cola que é adequada para tecidos de casaco definitivamente não é adequada para chiffon de seda. É por isso que as instruções Burda sempre indicam qual junta é necessária para um modelo específico.

Obviamente, você pode desviar-se desta recomendação se estiver costurando um modelo de outro tecido ou se esse tipo de tecido não tecido não estiver à venda. Em seguida, escolha materiais duplicados adequados para o seu tecido.

Tabela de espaçadores principais, tecidos e não tecidos



Decantação de adesivos duplicados

Os materiais de amortecimento tecidos podem encolher, portanto, antes de começar a trabalhar com eles, eles devem ser decantados. Se isso não for feito, o produto durante a operação poderá se deformar em locais onde as peças são duplicadas por um material de amortecimento não vedado.
Os materiais de amortecimento são enrolados da seguinte forma: embebidos em água morna; depois, sem apertar, deixados escorrer e secos de forma endireitada. Quando embebido, o revestimento adesivo não se dissolve, pois é feito à base de polímeros, que derrete apenas sob o ferro durante a duplicação.

Juntas de corte

Ao cortar juntas, observe a direção da rosca compartilhada. Sempre coloque as peças da junta na mesma direção da linha compartilhada que as peças de tecido. Isso é especialmente importante para materiais de apoio tecidos que são estáveis ​​na direção longitudinal e se esticam no transversal.

na foto detalhes do colar duplicado
As peças da gaxeta são sempre cortadas com tolerâncias de costura.

Como duplicar as peças corretamente, passe a gaxeta

Antes de duplicar as peças, pratique em um pedaço de pano para verificar se a gaxeta está firmemente presa ao tecido e como ela se mantém em forma.
As almofadas não tecidas são sempre passadas ao tecido pelo lado errado da peça. Nesse caso, a junta não deve se projetar além do tecido; caso contrário, a massa adesiva grudará na sola do ferro e, com a próxima, cairá na parte frontal do tecido, da qual será impossível removê-lo.
Ao passar a almofada de apoio, use uma chapinha - um pedaço regular de algodão.

entrada de bolso duplicada na foto
Depois de passar as juntas, as peças podem esfriar por 20 minutos.

BurdaStyle.ru Dicas para duplicação de roupas

Para peças pequenas como bainha e colar, primeiro corte a junta com grandes aberturas para as costuras e passe-a no lado errado do tecido do qual você cortará a peça. Em seguida, fixe o padrão e agora recorte a peça com as permissões necessárias.
Para impedir a transição da parte colada para a parte não colada na parte frontal do produto de revestimentos macios e não grossos, as peças são duplicadas com não tecido macio. Antes de iniciar o trabalho, execute este procedimento em um pequeno pedaço de pano. Se a transição não for perceptível, duplique os detalhes com segurança, se a transição "aparecer" pela frente - não.
Se você já duplicou o tecido e a transição é visível, tente afofar levemente a borda do não tecido colado para remover o traço da borda.
Para tecidos de malha, existem materiais de amortecimento finos especiais que mantêm a elasticidade das peças mesmo após a duplicação. Como a malha é diferente em composição e densidade, com uma superfície lisa ou "macia", faça com que seja uma regra - antes de duplicar partes de um produto feito com esses tecidos, sempre tente primeiro desfiar. Se após esse procedimento o tecido permaneceu plástico e não perdeu a forma, o teste foi bem-sucedido.

Como escolher um tecido não tecido: dicas e truques



Quais tecidos não duplicam ou duplicam materiais não adesivos

Os tecidos de capa e jaqueta não se duplicam com materiais adesivos. Mas se, no entanto, for necessário, em vez da cola usual, use uma não cola, por exemplo, organza. É adequado para tecidos de capa fina.
Se isso aconteceu para que, por ignorância, você duplicou um tecido de capa densa e, subsequentemente, na parte da frente em blisters, não se desespere. Apenas retire o material de amortecimento, mas faça-o corretamente:
- passe o tecido da capa de chuva na frente, o adesivo do material duplicado amolecerá sob a influência da temperatura;
- e só agora arranque a cola;
- remova qualquer cola: passe o tecido da capa pelo ferro. Mude o último para limpar até que todos os resíduos de cola tenham desaparecido.
Para duplicar detalhes de seda selvagem, use materiais de amortecimento de organza ou não adesivo que varrem a área sobreposta. Além disso, o tecido não-tecido de baixa temperatura é usado para tecidos de seda comuns - é fino e adere "seco".
Os tecidos macios da jaqueta, como boucle, loden e chanel, são colados com um fino tecido não tecido que perfura a linha ou costurados à mão. Eles não adicionam espessura, mas retêm a plasticidade e a mobilidade do tecido. Nesse caso, o tecido ganha estabilidade na meia e o produto mantém sua forma.

Então, por que duplicar detalhes de roupas:

- moldar o produto e suas partes individuais;
- manter a estabilidade da forma do produto durante a operação;
- proteger as seções do alongamento, especialmente as cavas e o pescoço;
- dar resistência a detalhes como golas, punhos, em termos simples, para que não se amassem.
Foto: BurdaStyle.ru; Julia Dekanova
Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Curso online de Como tirar molde a partir de roupas prontas. (Dezembro 2024).