Costura de algodão, linho e seda - tecidos com motivos bordados, geralmente pequenos, requerem tratamento especial. Devido à perfuração "aberta", as fatias são desiguais, o que dificulta o processamento.
Antes da temporada de veludo, e roupas de costura e renda ainda são relevantes. Usando o modelo da Burda 4/2019 como exemplo, considere como fazer uma alça “limpa” para prender em um vestido feito de costura de algodão.
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Nesta master class para processamento de pranchas, escolhi um tecido liso na cor do produto principal (pelo tipo de fita), para que as tolerâncias da prancha não fiquem visíveis da frente ou do lado errado.
Da mesma maneira, você pode processar a barra em produtos de renda.
Você precisará de:
- tecido liso na cor do tecido do produto principal (de preferência algodão), o comprimento da aba ao longo da parte é igual ao comprimento da tira + 1 cm;
- régua;
- alfinetes de alfaiate;
- tesoura de alfaiate;
- agulha e linha para costura
Passo 1
Prepare os detalhes do produto em que a barra será feita.
O corpete, a saia e o babado são costurados no meu produto, as costuras são processadas. O pescoço do produto será processado após a barra.
Passo 2
Ao cortar peças, é necessário adicionar 1,5 larguras de faixa à linha média da frente (como resultado, obtemos 2 larguras de fita, veja a foto).
A largura da prancha no meu produto é de 2,5 cm, então guardei 1,25 cm e mais 2,5 cm da linha média da frente.
Etapa 3
Em um tecido liso, corte duas tiras (uma para cada prancha) com uma largura igual a 2 larguras de prancha + 2 cm para as aberturas.
No meu produto, a largura das tiras é de 1 cm + 2,5 cm + 2,5 cm + 1 cm = 7 cm.
Ao cortar tiras para processamento de tiras, é necessário levar em consideração a direção da linha compartilhada: ela deve ser paralela a seções longas.
Se necessário, as tiras podem ser duplicadas usando duplicador de adesivo. Não dupliquei, porque o tecido no qual as listras foram cortadas é bastante denso.
Passo 4
Passe a tira de acordo com o tipo de incrustação oblíqua: passe no lado errado 1 cm ao longo das seções longas e depois passe a tira ao meio (veja a foto).
Para passar a tira de maneira uniforme, você pode usar uma folha de papelão fino com as marcações marcadas ou aplicar marcações com a ajuda de um marcador que desaparece, além de colocar as marcas com pontos à mão.
Etapa 5
Coloque uma tira na parte do produto com o lado da frente para a frente, para que a primeira dobra da tira fique a uma distância igual a uma largura da tira (2,5 cm) do corte da peça da prateleira.
Trave a tira com alfinetes de alfaiate ou varra.
Etapa 6
Costure uma tira em uma prateleira, colocando a linha exatamente ao longo da dobra da tira.
Etapa 7
Na parte inferior da prancha, termine a linha antes de chegar ao final da faixa de 1 cm.
Etapa 8
Passe a costura.
Nesta fase, você pode cortar a margem de estoque para uma largura de 1 cm. Decidi deixar a largura de margem original, isso dará uma densidade adicional à prancha.
Etapa 9
Prepare para processar um atalho da tira a partir do fundo. Para fazer isso, passe as permissões na ordem indicada na foto: primeiro passe na tira a permissão localizada na linha, depois passe a permissão inferior na tira, depois passe a seção longitudinal aberta.
Etapa 10
Desaparafuse a tira na provisão de estoque, passe a ferro.Depois disso, contorne a tira com a tolerância de estoque com base no princípio de uma incrustação oblíqua e fixe-a nessa posição com pinos ou varredura.
Etapa 11
Abaixo, todas as seções da faixa estão fechadas.
Etapa 12
Na parte da frente da faixa, coloque uma linha a uma distância de 1-2 mm da costura, capturando todas as camadas da faixa pela frente e pelo lado errado. O comprimento do ponto é de aproximadamente 3 mm.
Etapa 13
Eis o que aconteceu: a borda da prancha é tratada com uma guarnição larga (sua largura na forma acabada deve ser de 2,5 cm).
Etapa 14
A borda curta do embutimento na parte inferior também é costurada na provisão de estoque.
Abaixo do embutimento, resta uma pequena seção da provisão de estoque com um corte aberto.
Etapa 15
Desaparafuse a fita no lado errado do produto, formando uma pequena borda de transição com uma largura de 1-2 mm. Prenda com alfinetes ou varra, passe a ferro.
Etapa 16
Do lado errado, coloque o ponto na borda (a uma distância de aproximadamente 1 mm da borda). O comprimento do ponto é de aproximadamente 3 mm.
Cubra cuidadosamente a margem inferior (aberta) da prancha restante com um corte aberto à mão ou costure na carcela.
Etapa 17
O bar está pronto. Da mesma forma, a barra é executada em outra prateleira do produto.
Agora nas pranchas, você pode marcar e instalar botões ou processar loops e costurar botões.
Com esse método de processamento, as tolerâncias da prancha e do tecido de acabamento ficam ocultas entre as camadas da incrustação e não são visíveis da frente ou do lado errado, mesmo considerando a presença de grandes furos na textura do tecido.
É assim que o processamento da parte inferior da barra fica do lado errado.
É assim que a barra fica no produto final.
Autor da master class e foto: Daria Tabatchikova
Por educação, Daria é especialista em economia e relações públicas, mas há vários anos ela se dedicou inteiramente ao seu negócio favorito - costura.
Ela aprendeu a costurar em revistas, livros e usando a Internet, também existem cursos de costura no arsenal, mas Daria se considera autodidata. Ela gosta de estudar literatura especializada em costura de diferentes anos e países e, em seguida, coloca seus conhecimentos em prática.
No final de 2017, Daria se tornou o vencedor do concurso festivo do BurdaStyle.ru.
Ela lidera sua página do Instagram e o grupo VKontakte.
Material preparado por Julia Dekanova