O chamado bordado 3D pode parecer complicado, mas na prática você precisará apenas de perseverança, pressa e um pouco de prática.
Uma flor tão volumosa pode se tornar um broche se você a adicionar com um fecho, ou um elemento decorativo costurado no produto ou parte de um painel bordado que combine bordados volumosos e tradicionais - a escolha é sua!
Bordamos um enfeite decorativo usando miçangas: 3 opções
Você precisará de:
Linha Mouline das cores desejadas
- Arame florístico ou fio de miçanga (aproximadamente 0,4 mm de espessura)
- Tecido (linho, algodão), de preferência à sombra o mais próximo possível da cor principal das pétalas
- Aro
- Monofilamento
- Miçangas
- Agulha de bordar à mão
- Agulha para contas
Passo 1
Primeiro de tudo, você precisa desenhar um modelo - não há nada complicado, basta desenhar um círculo, dividi-lo em três partes iguais e esboçar as pétalas. Eles não precisam ser exatamente iguais, mas a simetria completa não é observada com tanta frequência na vida selvagem.
Lembre-se: precisamos de dois espaços em branco.
Passo 2
O fio é a ferramenta mágica que nos permitirá liberar ainda mais o bordado do plano do bastidor. Duplicamos os contornos do padrão com arame, agarrando-o com pontos pequenos e bastante frequentes - pegue um fio dental da cor que será usada na parte externa das pétalas.
Observe: deixamos a ponta do fio no início com uma margem - será mais conveniente "fechar" e consertar nosso laço no futuro.
Avançando, dobramos o fio de acordo com a forma do contorno, nos cantos isso pode ser feito com um alicate.
Chegando à final, prendemos as pontas com vários pontos fortes e cortamos o arame.
Etapa 3
O esboço está pronto - mas outros métodos de bordado variam de acordo com as preferências do autor e os objetivos do trabalho. Consideraremos uma das opções em que o verso do bordado parecerá mais limpo do que com vários outros métodos.
Para fazer isso, temos que embainhar o laço do fio com uma costura de laço bastante pequena. Usamos um fio dental da mesma cor que agarrou o fio.
Costuramos o contorno completamente, tentando manter a costura firme, e os fios estão bem apertados.
Passo 4
Neste bordado, usaremos duas cores, mais claras nas bordas das pétalas e mais escuras perto da base. Se você tiver dúvidas sobre o seu olho, dentro de cada pétala, desenhe uma borda com um lápis simples na transição de uma cor para outra.
Como bordar: 13 idéias
Etapa 5
Passamos a encher as pétalas. Nesse caso, o bordado foi feito com uma linha mouline em três linhas, mas, se desejar, você pode bordar em uma linha e em seis, uma meada inteira. Além disso, deve-se entender que, quanto menor o número de encadeamentos, mais preciso e suave será o resultado, mas mais tempo será demorado.
Trazemos a agulha no centro da pétala, aproximadamente na linha do lápis, e fazemos o primeiro ponto, enfiando a agulha atrás do fio embainhado, como se estivesse no meio do ponto da casa.
Etapa 6
Fazemos uma série de pontos-guia para nos ajudar a entender a direção geral dos pontos no elemento. Se você achar difícil decidir a olho nu, também pode traçar essa direção com um lápis.
Costura com pérolas: uma breve história do bordado tradicional russo
Etapa 7
Enchemos os pontos de diferentes comprimentos (alguns são mais autênticos, outros mais curtos) na metade direita da pétala e depois colocamos os pontos-guia na metade esquerda. Muitos elementos do bordado são preenchidos exatamente dessa maneira, pela metade - isso ajuda a observar a direção dos pontos, que é muito fácil torcer se você começar de uma extremidade e se mover para o oposto.
Ideia: bordado como decoração de botões - 3 opções
Etapa 8
Uma dificuldade no bordado de volume é o lado errado, que se torna duplamente importante, porque seu trabalho, provavelmente, pode ser visto de diferentes ângulos. A única maneira de melhorar a aparência do lado errado é garantir constantemente que os pontos se mantenham um a um (spoiler - mesmo isso nem sempre ajudará a obter o mesmo resultado no rosto e no lado errado). Então, o rosto e o interior parecem neste caso:
Branco sobre azul: bordado tradicional japonês Sashiko
Etapa 9
Pegamos o fio dental da segunda cor e repetimos da mesma forma, como se estivesse interferindo na nova cor da anterior. Ou seja, uma nova linha de pontos (novamente com comprimentos diferentes, mais curtos e mais autênticos) é incluída na primeira linha.
O esquema do trabalho não muda: apenas colocamos os pontos-guia ao meio e depois o preenchemos e passamos para o segundo.
Etapa 10
Como mencionado anteriormente, para criar uma flor, precisamos de duas partes idênticas. O núcleo de um deles precisa ser bordado com miçangas; nesse caso, misturamos miçangas brancas e translúcidas.
Costuramos as contas aleatoriamente para que pareçam tridimensionais.
Idéia: bordado em malhas com papel vegetal
Etapa 11
Por fim, passamos para o final: usando uma tesoura afiada, por exemplo, cortamos as duas peças o mais próximo da borda das pétalas, mas, é claro, tomando cuidado para não danificar os fios.
Resta apenas colocar os espaços em branco uns sobre os outros, para que as pétalas do fundo fiquem entre as pétalas do topo e costurá-las usando monofilamento. Flor volumétrica está pronta!
Como fazer bordados em um quadro: uma master class