As especiarias não são apenas capazes de transformar o sabor do prato mais despretensioso - elas são dotadas de propriedades curativas. E você deve admitir que, às vezes, é melhor comer um pedaço de gengibre do que engolir comprimidos.
A pátria das especiarias é considerada Índia, China, Ilhas da Indonésia, América do Sul e Central, onde há séculos plantas apimentadas são usadas para fazer medicamentos, incenso, cosméticos e compostos de embalsamamento, e ao longo do caminho foram adicionadas aos alimentos para melhorar seu sabor.
As especiarias foram trazidas para a Europa apenas na Idade Média e imediatamente se tornaram uma fonte de prosperidade para cidades inteiras que apreenderam o direito de trocar por esse produto caro. Desde então, as especiarias têm sido parte integrante da culinária européia.
A enorme demanda por especiarias serviu de incentivo para o equipamento de inúmeras expedições e, em muitos aspectos, determinou a história das mais importantes pesquisas e descobertas. Por exemplo, Colombo trouxe para casa pimentão e baunilha do Novo Mundo. E Vasco da Gama, que abriu a rota marítima para a Índia, voltou com uma rica carga de cravo, canela, pimenta e gengibre.
O complexo aroma e sabor são dados à planta picante pelos produtos químicos complexos nela contidos: compostos fenólicos, terpenóides, óleos essenciais, indóis, isotiocianatos, etc.Antes de tudo, elas são necessárias pelas próprias plantas, pois, devido às suas propriedades tóxicas, as protegem de insetos, patógenos, vírus, fungos e fungos. Não é de surpreender que o uso excessivo de especiarias possa ter um efeito tóxico no corpo humano. É por isso que todas as ervas são usadas no processo de cozimento em pequenas quantidades.
Mesmo na civilização indiana antiga, o sabor da comida era de grande importância e sua falta era considerada a causa da depressão, medo, raiva, falta de memória e insônia. Aqui as especiarias vieram ao resgate.
Atualmente, as propriedades curativas são explicadas pela presença de substâncias biologicamente ativas que podem, em pequenas doses, afetar a vida do corpo. Hoje, sabe-se que muitas especiarias têm um efeito antioxidante, ou seja, atrasam o processo de envelhecimento nas células, normalizam o trabalho de vários órgãos, etc. No entanto, cada especiaria é útil à sua maneira.
GENGIBRE ajuda com doenças de pele, asma brônquica, ativa a digestão, fortalece o sistema imunológico, aumenta a resistência do corpo ao estresse, restaura a força após o excesso de trabalho físico e mental, tem um efeito anti-inflamatório.
CARDAMOMO alivia a dor no coração e espasmos dos vasos sanguíneos, tem um efeito expectorante.
COENTRO fortalece o sistema imunológico, tem um efeito antitumoral, aumenta a resistência ao estresse.
CANELA Tem um efeito diaforético e anti-séptico, não é por acaso que é adicionado ao chá para resfriados e também é usado como enxaguante para amigdalite.
NOZ-MOSCADA aumenta a imunidade, tem um efeito antimicrobiano, melhora a digestão, melhora a potência sexual.
Cravo melhora a circulação sanguínea.
FUNCHO ajuda com gastrite e inflamação dos brônquios, estimula a lactação, diminui a pressão sanguínea.
BAY LEAF remove substâncias nocivas do corpo, aumenta o apetite, normaliza o trabalho do estômago, alivia cólicas intestinais.
MANJERICÃO Tem um efeito antimicrobiano, ajuda com doenças inflamatórias do trato gastrointestinal e dor de cabeça. A vitamina P e a provitamina A contidas no manjericão contribuem para manter a elasticidade da pele.
CONTRA A DOR E AS MÃOS
De repente uma dor de cabeça?
Não se apresse em engolir comprimidos, é melhor adicionar um pouco de pimenta vermelha ou alho ao prato. Especiarias picantes têm um efeito perturbador: em resposta à irritação da língua, o corpo liga seu próprio sistema anestésico e ajuda a lidar com sintomas desagradáveis. Mas apenas abusar desses "remédios" não vale a pena - um excesso agudo é prejudicial ao estômago e aos intestinos.
E se de repente você começasse a ficar deprimido?
Adicione um pouco de canela ao prato - não haverá vestígios de mau humor. O fato é que as substâncias nele contidas são similares em composição aos hormônios da felicidade e, portanto, ajudarão a derrotar qualquer depressão.
Foto: arquivo Burda.
Material preparado por Elena Karpova