Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Inicialmente, o sashiko era usado para costurar roupas usadas, mas ao longo dos anos se transformou em uma forma sofisticada e sofisticada de bordado.
A técnica Sashiko se encaixa nessa descrição! Baseia-se em uma "ninharia" - uma "agulha para a frente" de costura, a mais simples de todas as costuras manuais possíveis. Sim, e foi usado o sashiko, que, a propósito, se traduz em “pequenos furos”, para propósitos completamente práticos que não estão relacionados à arte - foi a “agulha para a frente” da costura que as roupas foram acolchoadas para aquecimento ou efeito decorativo mínimo. Isso é evidenciado pela primeira amostra de sashiko - um manto budista de seda acolchoado com pontos vermelhos, datado do século VIII dC
No século XVII, o sashiko gradualmente tomou forma em um tipo separado de bordado, que se espalhou entre os pobres. É fácil notar que a grande maioria do trabalho foi feita com fios brancos em tecidos azul marinho, e há uma explicação para essa tradição - na era Edo (séculos 17 a 19), os camponeses não tinham permissão para usar roupas coloridas brilhantes, mas corantes índigo eram permitidos, o que significa que em todas as casas havia certamente tecidos em azul profundo.E como as roupas feitas com materiais caseiros não eram duráveis nem muito quentes e, além disso, rapidamente se deterioraram, as pessoas começaram a costurar várias camadas de tecido.
Essa explicação prática tem um lado mais lírico - o tecido supostamente azul lembra o céu noturno e os pontos brancos são como flocos de neve voando do céu. Talvez seja por isso que o sashiko seja tão difundido no norte do Japão, onde no inverno as fortes nevascas realmente deixam apenas aulas que bordam na lareira.
Mais tarde, quando a proibição de usar tecidos estampados foi levantada e o algodão japonês colorido ficou disponível para todos, as costureiras japonesas finalmente transformaram o sashiko da necessidade em arte requintada.
Por uma longa história de existência, o sashiko adquiriu sua própria "mitologia" de padrões, que as pessoas comuns seguiam com não menos fé do que a fé nas divindades tradicionais. Por exemplo, um padrão popular na forma de escamas de peixe - uma "lição" - certamente trará sorte ao pescador, e a imagem de um guindaste ou tartaruga garantirá longevidade.
Se o bordado sashiko lhe interessou tanto que você está pronto para se experimentar neste bordado incomum, você pode usar a nossa master class para iniciantes - o bordado sashiko japonês: uma master class.
Foto: pinterest.com, spoonflower.com
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send