Criação

O perfume que usamos

Pin
Send
Share
Send

Deseja se destacar e criar uma aparência vibrante? Experimente sabores. Alguns deles merecem atenção especial e oferecem oportunidades inesgotáveis ​​de auto-expressão.

Fragrâncias de uma edição limitada sempre existiram. Lembre-se do famoso "Perfumista", cuja ação ocorre muitos séculos atrás. Até o início do século 20, os perfumes eram prerrogativas da elite e eram frequentemente feitos sob encomenda. Mas no início do século passado, o designer francês Paul Poiret decidiu criar uma fragrância de assinatura, além de um terno de uma casa de moda. Após 10 anos, sua ideia foi realizada por Gabriel Chanel, introduzindo o Chanel No. 5 - ainda a fragrância mais popular do mundo. O desenvolvimento da perfumaria naqueles anos se deve em grande parte à descoberta de componentes sintéticos - a propósito, o Chanel nº 5 foi o primeiro cheiro "químico". Os custos de produção diminuíram e os perfumes ficaram mais acessíveis. De pequenos laboratórios, a criação de perfumes foi gradualmente transferida para as oficinas da fábrica, e os perfumistas particulares foram substituídos por grandes corporações, as principais das quais foram Guerlain e Coty.
A indústria de fragrâncias comerciais foi totalmente formada na década de 70 do século XX. Havia uma classificação clara de odores - floral, amadeirado, frutado, cítrico. As preocupações começam a produzir perfumes agradáveis, mas bastante simples. É dada mais atenção ao design da garrafa, à publicidade e não à composição em si. Atualmente, a perfumaria de nicho está surgindo - uma espécie de protesto contra a comercialização.

Perfumaria especial
A principal diferença entre os perfumes de nicho e os "irmãos" comerciais é a orientação não ao consumidor, mas diretamente ao aroma. Não há nenhum objetivo, vender o maior número possível de garrafas, portanto, você não precisa se adaptar aos gostos da maioria. O perfume de nicho é sempre um experimento bastante ousado, que não é necessariamente coroado de sucesso comercial. A liberdade de criatividade, é claro, afeta o custo final da fragrância. Qualquer preocupação limita estritamente o orçamento para matérias-primas e produção - se o perfume for mais caro do que o planejado, ele será vendido pior. As marcas de nicho não dependem tanto do marketing e podem pagar os componentes mais raros e mais caros, principalmente os naturais. Isso tem uma influência decisiva no preço. No entanto, alto custo não é necessariamente um sinal de "seletividade". Entre eles, existem nichos de preços. Para algumas marcas - Roja Dove, Amouage, de Kilian - o preço do perfume pode chegar a dezenas de milhares. Outros - por exemplo, MadetLen, AtelierCologne - custarão aproximadamente o mesmo dinheiro que os produtos do mercado de massa.
Outras características distintivas dos perfumes de nicho: as embalagens enfatizavam simples ou, inversamente, o uso de pedras preciosas e outras delícias; falta de publicidade em massa e contratos estrelados. É extremamente raro os “seletivos” chegarem às prateleiras das cadeias de lojas. Na maioria das vezes você pode comprá-los em pequenos cantos, butiques de empresas e nos mais famosos shopping centers, como o London Harrod's ou nosso TSUM.
A pioneira em perfumaria de nicho foi a marca L'Artisan Parfumeur, criada em 1976 pelo francês Jean Laporte. A primeira fragrância - "Blackberry and Musk" (Mure et Musc) - foi lançada em uma pequena edição. Depois de alguns anos, Annic Goutal apresentou seus "aromas não para todos", os perfumes Dyptique começaram a produzir perfumes, a marca Amouage ganhou popularidade, oferecendo obviamente perfumes orientais em um design rico e a um preço altíssimo.
Nos anos 90, a estrela de Serge Luthan subiu. Agora, as fragrâncias de Serge Lutens quase se tornaram um clássico de perfumes seletivos e, em geral, até o final dos anos 2000, havia cerca de 1000 marcas no mundo que se posicionavam como seletivas.

Notação musical
A criação de aromas de nicho não pode prescindir de notas clássicas - rosas, jasmim, sândalo, aldeídos, almíscar.No entanto, também são usados ​​aqui que os perfumes em massa são ignorados - especiarias, figos e até incenso. Essas notas dão ao perfume um caráter especial que os produtos de massa carecem.
Uma classe separada em "seletivas" são perfumes que reproduzem um cheiro específico "da vida": o aroma de torta de maçã, pinacolada, chocolate, árvore de Natal ou ar antes de uma tempestade ... Como regra geral, eles são inteiramente compostos de componentes sintéticos e são notáveis ​​por sua baixa resistência. Mas isso é uma vantagem - o perfume pode ser mudado quase a cada 3 horas para se adequar à situação e ao humor. A maior variedade de aromas é de Demeter e TokyoMilk.
Juntamente com os aromas "comestíveis" e "naturais" originais, mas compreensíveis, existem amostras mais estranhas. Os perfumes com cheiro de borracha queimada ou poluição urbana, como, por exemplo, na Comme des Garsons, também encontram seus conhecedores. Obviamente, nem todos decidirão aplicar essa fragrância. Mas, colocando-o, você definitivamente não passará despercebido.

Misture, mas não agite
Aromas seletivos muitas vezes podem se orgulhar de uma composição mais original. As piramidais clássicas são substituídas por lineares (notas diferentes soam quase simultaneamente). Alguns anos atrás, uma revolução em perfumaria foi feita pela marca Molecules, que lançou perfumes que consistiam em apenas uma nota - Ambroxan, um análogo sintético de âmbar verde. Perfumistas sérios, no entanto, são muito céticos em relação a essas experiências. No entanto, a tendência é óbvia.
Além disso. Muitas marcas de nicho oferecem para misturar aromas e criar perfumes para se adequar ao clima. Assim, um aroma floral pode ser complementado com baunilha (é melhor tomar um monoaromat). Cítricos e odores frescos ou verdes de diferentes concentrações e consistências (perfumes e água de toilette, água perfumada e creme para o corpo) são misturados com sucesso.
Um grande escopo para experimentos é dado pelas marcas Malone, Serge Lutens, L'Artisan Parfumeur.

Estilo retrô
Sozinho no mundo dos perfumes de nicho são os aromas vintage. Especialmente valiosos são os espíritos de meados do século XX, que por um motivo ou outro foram descontinuados. Particularmente interessantes são os desenhos que qualquer colecionador encontrará - Chypre de Coty, L'Heure Bleue Guerlain, Fiji Guy Laroche, 1000 Jean Patou. Muitos ainda têm uma fraqueza pelo autêntico Climat de Lancome ou MagieNoire. Grande valor entre os "maníacos Parth" são considerados cópias antigas da Chanel (nº 19 ou clássico nº 5) ou da Dior (Diorella, Miss Dior).
Observe que muitas fragrâncias com nomes semelhantes são emitidas até hoje. Mas, como regra, eles não têm nada a ver com seus antecessores. As fórmulas aromáticas mudam com o tempo, as matérias-primas diferem, mas os componentes sem os quais a perfumaria de cinquenta anos atrás é impensável são agora proibidos. Isso se refere principalmente ao âmbar e almíscar natural. Análogos sintéticos não dão profundidade como ingredientes naturais. Portanto, os aromas antigos costumam ser mais persistentes e revelam-se de um lado inesperado. Para começar a conhecer os perfumes antigos, é melhor usar os leilões on-line. Procure vintage "ao vivo" em lojas de antiguidades e, é claro, em mercados de pulgas. Infelizmente, aqui você pode comprar mercadorias falsas ou apenas estragadas. Para evitar isso, compre apenas frascos selados.
A mesma marca pode criar sabores comerciais e seletivos. GUERLAIN, CHANEL, HERMES oferecem produtos de massa amplamente ouvidos e apresentados na maioria das lojas de cosméticos. Mas vá às butiques de marcas dessas marcas - aí a variedade é muito mais interessante.
O artigo foi publicado com base na revista "Bom conselho" 11/2014
Texto: Irina Titlina. Foto: PR
Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: O SEGREDO MAGICO DO PERFUME DE ALFAZEMA! VOCÊ SE LEMBRA DESTE PERFUME? (Novembro 2024).