Criação

Moléculas de saúde

Pin
Send
Share
Send

Fala-se muito e escreve sobre antioxidantes e radicais livres. De onde eles vêm e por que são necessários?

Se o carro não for tratado com um revestimento anticorrosivo, em alguns anos ele se transformará em uma pilha de ferro enferrujado. Este é o resultado da oxidação - contato constante com o oxigênio. Em geral, o mesmo acontece conosco, apenas o material é completamente diferente. Substâncias especiais - antioxidantes nos ajudam a manter a defesa. Eles neutralizam os processos de oxidação - ajudam a permanecer jovem, bonita e saudável por mais tempo.

Os inimigos jurados e ao mesmo tempo vítimas de antioxidantes são radicais livres ou espécies reativas de oxigênio. Eles preenchem o ar da metrópole, são constantemente formados no curso do metabolismo e estão tentando desativar tudo o que entram em contato. Como não podemos viver sem oxigênio ao mesmo tempo, a natureza fornece proteção - os antioxidantes mantêm a defesa. Eles entregam seu elétron aos radicais insidiosos, transformam, portanto, a forma ativa do oxigênio em inativo e interrompem seu trabalho prejudicial.

E tudo ficaria bem se vivêssemos em condições favoráveis ​​ao meio ambiente, comêssemos alimentos saudáveis, não ficássemos nervosos e não trabalássemos demais. Quando nos preocupamos, falta de sono, nos cansamos de treinar, tomamos medicamentos incontrolavelmente, comem fast-food e comida enlatada, os radicais livres são formados em velocidade dupla. E os antioxidantes simplesmente não têm tempo para contê-los.

Tendo escapado à liberdade, os radicais se comportam como terroristas internos. Danifique as membranas celulares, interrompa os processos de vida - este é o resultado de um poderoso estresse oxidativo.

Como resultado, o corpo "enferruja" - isto é, está envelhecendo. Primeiro de tudo, compostos lipídicos facilmente oxidáveis ​​- gorduras - são destruídos. Mas, infelizmente, não aqueles que nós, como regra, realmente queremos nos livrar, mas aqueles que compõem as membranas celulares e sem as quais não podemos fazer.

O que é defesa antioxidante? Em primeiro lugar, essas são nossas próprias enzimas, que transformam formas ativas de radicais livres em inativas. Em segundo lugar, estamos literalmente cercados por antioxidantes naturais.

Subsídio vitalício

A falta de antioxidantes naturais é sentida principalmente por pessoas que sofrem de alergias, raramente ao ar livre, não têm tempo para comer a tempo ou gostam de dietas extremas. Mas mesmo entre os fãs de uma dieta saudável, o déficit das principais substâncias biologicamente ativas que protegem as células dos radicais livres é de 20 a 30%. Então, eles também precisam de subsídios antioxidantes! O que incluir no menu?

Vitamina C. É o principal antioxidante dos fluidos intercelulares e do cérebro. Liga-se e neutraliza os radicais livres, protegendo as membranas celulares. Este é um dos principais componentes do nosso sistema interno de defesa antioxidante. Pode ser encontrada em frutas cítricas, brócolis, couve (incluindo chucrute), kiwi, melão, roseira, cerejas, groselhas.

Vitamina E (alfa-tocoferol) - considerada uma das vitaminas mais importantes da juventude. Contido em gérmen de trigo, amêndoas, avelãs, manteiga e óleo vegetal, gema de ovo, ervilha, espinheiro, cereais, pão.

Vitamina A (retinol) - O terceiro da lista dos nossos principais antioxidantes internos. Não há vitaminas A, C, E suficientes - e nossa proteção "interna" contra os radicais livres não funciona. Esta vitamina está contida no leite, ovos (especialmente nas gemas), óleo de peixe, fígado, queijo, manteiga.

Betacaroteno (carotenóide, um precursor da vitamina A) - tem as mesmas propriedades da vitamina A. É encontrado em vegetais verde-escuros e amarelo-alaranjados (cenoura, batata, tomate, brócolis, espinafre, salsa, aspargos, abóbora, mamão, damasco, melão). espinheiro mar).

Catequinas (bioflavonóides) - a força do efeito antioxidante é 10 vezes maior que a vitamina E e 20 vezes maior que a vitamina C! Contido em frutas (morangos, roseira, mirtilos, viburno, framboesas, chokeberries, cranberries), limões, nozes, sálvia, vinho tinto, chá verde.

Selênio - Este é um dos principais elementos da defesa antioxidante interna. Acima de tudo, é em frutos do mar, rins e fígado.

Paradoxo francês

No início dos anos 90 do século passado, uma verdadeira revolução eclodiu na medicina - o mundo começou a falar sobre o "paradoxo francês". Os cientistas notaram que na França o nível de doenças cardiovasculares é muito menor do que em outros países europeus, cerca de 30%, e a expectativa média de vida é de 3 anos maior. A comunidade médica mundial chegou à conclusão de que a verdade está no vinho tinto seco. Os pesquisadores descobriram um poderoso antioxidante nas principais variedades de uvas para vinho (especialmente em sementes e cascas) - Resveratrol. Ele pacifica os radicais livres, ajuda a evitar a aterosclerose, protege contra o câncer e permite manter uma boa memória por muitos anos. E também este resveratrol é capaz de normalizar o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. O principal é não resolver. A norma feminina é de um ou dois copos de vinho tinto seco por dia. É verdade que as disputas sobre o paradoxo francês não desaparecem. Alguns especialistas estão convencidos de que o problema não é apenas o vinho, mas também uma rica variedade de queijos, cada um com enzimas especiais.

Primeiro entre semelhantes

Outra substância especial e muito importante é coenzima Q10. Este é um antioxidante ainda mais poderoso, sintetizado em nossas células, e também é constantemente restaurado da forma oxidada pelos sistemas enzimáticos do corpo. Por ser extremamente importante, está em toda parte, pelo qual recebeu o segundo nome "ubiquinone" - do adjetivo inglês onipresente - onipresente. E foi descoberto, aliás, na Rússia, nos anos 70 do século passado. Mas os japoneses aprenderam a produzi-lo primeiro. Foi então que sua procissão triunfal começou. No Japão, é usado por todos e sem falhas, aproximadamente como conosco uma vez ascórbicos.

Médicos e cosmetologistas associam grandes esperanças a ele e consideram pelo menos um dos componentes do elixir da juventude. A propósito, o Q10 em cosméticos não é de modo algum uma moda, é uma realidade. Suas moléculas são pequenas o suficiente para penetrar na pele com toda a sua atividade antioxidante. Melhor ainda, se a composição do produto cosmético incluir não apenas a coenzima Q10, mas também a vitamina E (preste atenção aos rótulos). Então, o efeito anti-envelhecimento do creme cosmético ou soro é aprimorado.

Onde obter coenzima

Nossas células produzem coenzima Q10 a partir de aminoácidos essenciais - fenilalanina e tirosina. Eles são chamados indispensáveis ​​porque não são sintetizados no corpo e precisam ser recebidos diariamente com proteína animal. Para os veganos que excluíram da dieta não apenas carne, mas também peixe, ovos e laticínios, não há nada a desenvolver a partir de sua própria coenzima. Uma pequena quantidade pode vir de soja, berinjela, algas, repolho e espinafre, mas isso é uma gota no balde! Para obter a taxa diária de coenzima Q10, é suficiente, por exemplo, comer 200 g de carne no almoço com uma porção de brócolis cozido e no jantar - 200 g de peixe com caçarola de espinafre.

O artigo foi publicado com base nos materiais da revista "Bons conselhos" 3/2013

Texto: Ivan Konstantinov. Foto: djemphoto / Fotolia.com, konradbak / Fotolia.com, legaa /Fotolia.com

Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: A Molécula da Saúde Óxido Nítrico - Dr. Júlio César Alves (Novembro 2024).