Dizer que você ama o retrô significa não dizer nada, porque nesse estilo existem muitos estilos, humores e tendências muito diferentes! Qual retro você escolhe?
Anos 60: quente e estiloso! Projeto Especial Burda 07/2019
Retro é um conceito bastante abstrato e sem limites claros. Além disso, cada uma de suas épocas merece não apenas um artigo separado, mas um estudo completo. Mas hoje falaremos das silhuetas mais características e icônicas das principais décadas da moda! E graças aos nossos padrões de vestidos em estilo retrô, você pode complementar seu guarda-roupa com belas roupas de suas épocas favoritas.
20s
Foto: Eliza Jane Howell, dançarina do vintage
A Primeira Guerra Mundial teve um tremendo impacto não apenas na mente e no coração, mas também na moda. Cansadas de tristezas e tragédias, as pessoas corriam freneticamente para as alegrias da vida, acrescentando ao valor uma série interminável de entretenimento, riqueza e elegância aristocrática.
Bares, restaurantes, tabernas e festas alegres com dança atraíram milhares de pessoas, e um novo ideal de mulher gradualmente se formou na sociedade: magro, magro, com quadris estreitos e um penteado infantil, brincalhão e fugindo. Sim, havia um lugar de feminilidade nessa imagem, mas sofreu mudanças incríveis em comparação ao século anterior.
Foto: Brit + co, Costa
A silhueta dos anos 20 é uma linha reta com uma cintura baixa, esticando a figura e privando-a de curvas sedutoras. Essa simplicidade de corte levou à complexidade da decoração: bordados com seda, miçangas, lantejoulas, todo tipo de corte, franjas e mangas incomuns.
5 tendências dos anos 20 do século XX que valem a pena adotar
Foto: McCall
Hoje, vestidos no estilo dos anos 20 costumam ser escolhidos para eventos festivos justamente por causa da magnificência do acabamento. Tais vestidos de noite em estilo retrô parecem luxuosos, mas vestidos casuais são bastante apropriados nos dias de hoje. O principal é garantir que a cintura baixa seja adequada para você: como regra, esse estilo fica melhor em figuras como Triângulo Invertido e Retângulo.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
30s
Foto: McCall's
A era da Grande Depressão, um prelúdio da Segunda Guerra Mundial, que mudou muito no mundo da moda: casas antigas fechadas, outras abertas, designers experimentados, criando um novo corte e estilos.
Um dos fenômenos mais característicos desta década foi o desejo de elegância absoluta e chique de Hollywood. O comprimento no meio da panturrilha ou no chão era muito popular, enquanto até os vestidos do dia a dia eram notáveis por seu corte complicado e um pouco de entusiasmo.
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
40s
A guerra que começou no 39º ano fez muitos esquecerem a moda, e as roupas de costura eram limitadas e focadas na frente. Em meados da década, o mundo da moda começou a reviver gradualmente, e Paris teve de se espremer no pódio do criador de tendências - os Estados Unidos tiveram uma influência considerável no estilo dessa época.
Foto: Marion MartinOs elementos indicativos dos anos 40 eram ombros largos, golas fofas, mangas arrumadas e silhuetas ajustadas. As saias raramente eram magníficas (durante os anos da guerra, esse consumo de tecido era simplesmente proibido), e as cores frequentemente lembravam um uniforme militar: tons de azul, verde e marrom.
Foto: Creative Commons, DiorÉ claro que nos anos 40 havia um lugar para roupas chiques, mas basicamente era o trabalho de estilistas parisienses, cujo esplendor era, infelizmente, um tanto divorciado das pessoas comuns.
Luvas retrô: os estilos mais populares dos anos 40 e 50
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Decada de 50
Foto: Dior, John CavanaghUma época que pode ser discutida sem parar! É nos anos 50 que as pessoas pensam com mais frequência quando dizem "vestido estilo retrô", porque foi o visual da Dior que perfurou o coração de milhões de mulheres, continuando a nos deliciar ao longo das gerações com uma silhueta impecável.
Minha bela dama: que blusas foram usadas nos anos 50?
Foto: Ceil Chapman, Dior
Hoje, um vestido no estilo dos anos 50 é uma escolha impecável, especialmente porque você absolutamente não precisa, como as mulheres da moda desta década, de vestir uma crinolina e vestir espartilhos.
Era bonita: 30 casacos inspirados dos anos 50
Foto: Net-a-porte
Não menos populares até hoje são os luxuriantes vestidos de bolinhas, cujo amor na Europa floresceu junto com a mania da dança do balanço: lindy hop e boogie-woogie.
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Saia da caniche: Modelo impressionante dos anos 50
Anos 60
Foto: Razzle Dazzle
Os ousados anos 60 libertaram as mulheres dos últimos grilhões do passado: vestidos, minissaias e calças de dólares americanos apertaram as armações apertadas do espartilho. Com a mão leve de Twiggy, um vestido curto de linha se tornou um dos principais símbolos da década.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
E, é claro, não se pode deixar de mencionar o vestidinho preto, que sofreu um verdadeiro boom graças ao filme "Breakfast at Tiffany's", lançado em 1961, com Audrey Hepbren no papel-título.
Foto: Yves Saint Laurent, ModCloth- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Símbolo dos anos 60 - Vestido em linha: 25 melhores padrões
Você gosta de retro? Artigos, padrões e tecidos ainda mais interessantes, no estilo dos anos 60, na página do nosso projeto especial!