Criação

Toupeira na bochecha

Pin
Send
Share
Send

Quem não tem toupeiras, pelo menos uma? Na maioria das vezes eles parecem inofensivos e até fofos, mas às vezes causam muitos problemas.

A pele, como um traje espacial, nos protege de riscos naturais, incluindo raios ultravioleta (UVA e UVB). A maioria deles é adiada pela atmosfera, mas alguns ainda atingem a superfície da Terra. O pigmento escuro melanina em nossa pele absorve os raios nocivos, impedindo-os de entrar no corpo. A melanina é sintetizada em células especiais - melanócitos, que são distribuídos uniformemente na camada superficial da pele - na epiderme. Em alguns lugares, eles se acumulam mais do que em outros - isto é toupeiras, nevo cientificamente. Temos algumas "marcas" desde o nascimento (daí o nome que as pessoas lhes deram), outras surgem mais tarde, principalmente na infância e adolescência.
A MÃO ARMADA
Muitas vezes, as toupeiras são inofensivas, mas você precisa estar em guarda com elas, pois elas são capazes de degeneração. Parece que os melanócitos, chamados a combater os raios UV com a ajuda do pigmento melanina, devem ser invulneráveis ​​para eles. No entanto, de fato, o oposto é verdadeiro: uma toupeira é uma fraqueza da pele. É aqui que o melanoma pode ocorrer - um tumor muito perigoso e insidioso. Quanto mais você se aquece sob o sol escaldante na esperança de encontrar um bronzeado com chocolate, maior a probabilidade de consequências desagradáveis. A exposição excessiva à luz ultravioleta pode causar danos ao DNA, desencadear alterações irreversíveis na pele e levar ao desenvolvimento de um tumor maligno.Além de quem gosta de se afundar na praia por horas, pessoas em cabelos loiros ou ruivos, olhos azuis, cinzentos, verdes e pele de porcelana, além de donos de um grande número de sardas e manchas da idade, estão em risco. No entanto, os fãs de salões de bronzeamento também devem pensar: os raios UV do espectro A, que são usados ​​em lâmpadas para bronzeamento artificial, não apenas aceleram o envelhecimento da pele, mas também aumentam o risco de melanoma.
GORJETA. Muitas pessoas acreditam que o sol da manhã e da tarde não faz mal. É uma ilusão! Os raios UV seguros não existem. Portanto, para exposição prolongada ao sol a qualquer hora do dia, use roupas que protejam a pele o máximo possível da luz solar e aplique cosméticos especiais nas áreas expostas do corpo.
NÃO PERCA UM MOMENTO!
Para manter a situação sob controle, inspecione mensalmente as toupeiras velhas e novas. É melhor fazer isso em uma sala bem iluminada em frente a um espelho grande. Se você notar alguma alteração, não deixe de entrar em contato com um dermatologista. O médico verificará uma toupeira suspeita com um dispositivo especial - um dermatoscópio. Amplia a imagem do nevo 10 vezes e ajuda a determinar até os menores desvios da norma. E, graças às modernas tecnologias digitais, você pode tirar fotos de uma toupeira e assisti-la no futuro. Após o exame, o dermatologista informará se deve remover a toupeira ou não. Além dos nevos potencialmente perigosos, os médicos, em regra, aconselham a separar as “marcas” localizadas na parte de trás da cabeça, pescoço, costas, axilas, região da cintura - em locais onde eles são facilmente feridos.As toupeiras indesejadas são removidas de várias maneiras: usando um bisturi (método cirúrgico), corrente de alta frequência (eletrocoagulação), nitrogênio líquido (crioterapia), um laser, uma faca de rádio (radiocirurgia). Qual o caminho a escolher, o médico decide.
GORJETA. Em nenhum caso, tente livrar-se de toupeiras chatas, por exemplo, queimando-as. Tal iniciativa pode levar a inflamação, cicatrizes e outras conseqüências desagradáveis.
NA ÁREA DE ATENÇÃO ESPECIAL
Os oncologistas desenvolveram a regra ABCDE, com a qual é fácil rastrear as alterações que ocorrem com uma toupeira.
Assimetria Desenhe uma linha condicional no meio da toupeira - as metades devem ter a mesma forma. Se eles diferem, vale a pena checar a toupeira.
Fronteiras As bordas da toupeira devem ser lisas, claras, sem lascar.
Coloração Não importa qual a cor da toupeira - marrom claro ou escuro. O tom deve ser o mesmo em toda a superfície, sem manchas azuladas ou avermelhadas.
Diâmetro Quanto maior a toupeira, maior o risco de degeneração. As toupeiras com um diâmetro superior a 5 mm requerem atenção especial.
Evolução Se você notar que a toupeira está crescendo rapidamente, muda de cor, fica inflamada, sangra ou machuca, consulte um médico imediatamente!
TEXTO: ELENA SHVEDOVA. FOTO: PR
Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: ANALISEI AS TATUAGENS DOS INSCRITOS E ME ASSUSTEI (Pode 2024).