Muitas pessoas gostam de combinar vários materiais em um produto. Como fazer isso certo?
Diz a estilista, chefe do estúdio Oksana Bolbot, da Wardrobe Rehab.
Quais tecidos podem ser combinados entre si e quais não?
Na foto: um vestido com uma saia larga, um vestido com mangas raglanAo criar um produto específico, antes de tudo, é necessário focar em qual efeito você gostaria de produzir. Será um visual suave e feminino, clássico e elegante ou ousado e ousado? Apenas tendo decidido estrategicamente, prossiga para a tática.
Procurando significado
Na foto: um vestido em uma figura, uma blusa com gola de cetimCada significado da imagem é suportado por cor, padrão (ou falta dela), textura e peso. A imagem pode ser ingênua e sem peso, ou vice-versa, monumental e resistente. É precisamente sobre os significados que se deve prestar atenção ao escolher tecidos complementares - um par de tecidos corresponde ao seu significado, será refletido no corte? Se tudo corresponder - o conjunto ficará maravilhoso.
Quais são os sinais para determinar a compatibilidade do tecido?
Na foto: uma jaqueta de couro, calça skinny de cintura altaExistem várias técnicas para combinar tecidos.
Número da recepção 1: cadeia de cores
Convencionalmente, você observa a gama de cores do tecido e coloca a cor em seus componentes. Por exemplo, você compra tecido malaquita, malaquita é um tom amarelo com uma dose confiante de azul. Assim, para nós, é uma dica de que tecidos de cores azul e amarelo podem se tornar companheiros de cores do nosso conjunto.
Número da recepção 2: peso do tecido
Se você estiver costurando um produto com dois tecidos diferentes, lembre-se de que o peso e a densidade do tecido devem corresponder. Se os elementos do traje estiverem em diferentes camadas do conjunto, uma combinação de densidade não será necessária.
Recepção número 3: desenho
Nos últimos anos, o tópico de combinar desenhos se tornou muito relevante. Como escolher desenhos para que eles se harmonizem bem? A regra é simples: se os motivos dos padrões dos tecidos complementares forem os mesmos, o tamanho do padrão deverá ser diferente (por exemplo, uma blusa em uma célula pequena e calças - em uma célula grande), se o padrão for diferente, o tamanho deverá necessariamente coincidir!
Quais combinações de tecido são relevantes agora?
Na foto: uma blusa com mangas raglan (o padrão aparecerá no site em breve), um vestido em um ombroEste ano, motivos de animais são extremamente relevantes, enquanto em um conjunto uma impressão de zebra e onça-pintada pode coexistir. Pequenos tecidos xadrez também são muito populares, todos os tipos de listras, que atingem o pico de popularidade, são mantidos por grandes desenhos florais barrocos.
Quais são as regras para combinar tecidos?
Na foto: casaco justo, vestido com mangas de seda, casaco de estilo japonêsSe estamos falando de combinações de tecidos em um formato de várias camadas, a regra é muito simples: quanto mais próxima a camada de roupa do corpo, mais fino o tecido e aumentamos. Conjuntos multicamadas com uma combinação de padrões diferentes parecem muito interessantes, mas isso é acrobacia, assumindo um bom senso de ritmo e cor. É melhor começar com conjuntos sólidos adicionando um único padrão a eles. A propósito, para que as camadas pareçam interessantes, não esqueça que as texturas dos tecidos devem ser diferentes.
Existem limitações nas combinações de tecidos por tipo de figura? Que tipo de figura é melhor combinar quais tecidos?
Na foto: um casaco reto, um casaco com capuz, um casaco de veludo e peleComo você sabe, um desenho é uma boa ilusão de ótica que pode ajudar a alongar as pernas e torná-las visualmente mais apetitosas. Então, com o resto do corpo. Lembre-se de que é extremamente importante que cada um de nós conheça os pontos mais benéficos do corpo, que estarão sempre no centro da solução composicional do figurino.Em seguida, focamos no peso - se você é frágil, prefere tecidos finos com padrões sem contraste, as meninas de meia-idade preferem listras verticais, mas gordinho é importante escolher tecidos com um padrão com muito cuidado, preferindo texturas mais densas, recortadas.
Um pouco de prática
Em uma combinação de texturas, bem como em uma combinação de desenhos ou cores, sempre há um diálogo em um conjunto de roupas quando a idéia da coisa mais significativa do conjunto é desenvolvida pelo princípio do contraste ou pelo princípio do suporte. Propomos considerar o princípio dessa interação no exemplo de vários modelos.
Exemplo No. 1
F / W 2015-2016, México MBFWA maciez e o volume da jaqueta de camurça são sustentados pelo embotamento do vestido de linho. Nesse caso, o conjunto pareceria chato se a cor da jaqueta e do vestido coincidisse. Como regra, se as texturas tiverem formato aproximadamente semelhante, deverão ser divididas por cores. A propósito, o revestimento metálico dos sapatos também enfatiza a textura aveludada da jaqueta e do vestido. O que é interessante - dois métodos são usados: o método de contraste (superfície lisa e metálica de sapatos e tecidos foscos no conjunto), o princípio do parentesco - aproximadamente a mesma textura da jaqueta e do vestido é “quebrada” pela cor.
Exemplo No. 2
Magnólia Rosa F / W 2015-2016, México MBFWO mesmo princípio - por um lado, o conjunto de roupas é construído com base no princípio de proporções equilibradas. Se você olhar, o jumper e a saia lápis têm proporções de ½ a ½. No caso de uma completa coincidência de cor e textura, essa imagem pareceria francamente entediante. O que os designers fazem? Por um lado, contrastam o brilho metalizado do brocado com a textura fosca da caxemira e, por outro lado, combinam texturas tão diferentes com uma mancha de cor: observe como o tom do lenço combina com o tom do padrão na saia.
Exemplo No. 3
Alejandro Carlin F / W 2015-2016, México MBFWOutro tópico extremamente interessante - como combinar peles com tecidos? De fato, o pêlo sempre suprime qualquer textura com seu peso e pitoresco; portanto, tecidos com uma textura pronunciada, brilho e cores podem parecer muito elaborados e não podem lidar com a tarefa estética. Nesse caso, foi bem-sucedido estilizar peles de pele de carneiro com um tecido fino de cabelos grosseiros - a pequena rugosidade do pano de lã da saia é boa amiga da aveludada e opacidade da pele de carneiro, criando um par estilístico complexo, no qual a jaqueta é claramente predominante.
Exemplo No. 4
Página F / W 2015-2016, México MBFWOs tecidos com um brilho acetinado e duro são extremamente exigentes para um companheiro: por um lado, a cor do tecido em pares deve ser nítida, ter uma nitidez que ficará bem com um brilho gelado de cetim. Por outro lado, a textura desse tecido complementar não deve atrair atenção, porque em um conjunto com elementos de cetim, o papel mais importante sempre será dado ao brilho.
Exemplo No. 5
Página F / W 2015-2016, México MBFWMuitas vezes nos perguntam: com o que combinar as coisas do neoprene? Este tecido ultramoderno e moderno parece extremamente interessante em um corte - o peso e a densidade do neoprene criam contornos místicos quase fabulosos. Por outro lado, devido ao seu peso, o neoprene é extremamente exigente na textura adjacente: talvez apenas malhas densas e pele áspera possam se tornar um parceiro digno de um conjunto de roupas. Como, por exemplo, na foto acima, o elástico tricotado no vestido mostra ainda mais claramente a estrutura da imagem.
Oksana Bolbot - líder e inspirador ideológico Image Studios Wardrobe Rehab, desenvolveu um sistema de trabalho independente em um estilo individual e o apresentou em recursos on-line. Programas simples e eficazes de WR eram muito populares entre os usuários e, literalmente, em um ano, os sites da Wardrobe Rehab estavam entre os cem recursos relacionados a mulheres mais visitados em nosso país. Em julho de 2011, Oksana abriu um estúdio Wr em Moscou, onde qualquer pessoa pode obter uma consulta sobre o estilo, incluindo uma análise da cor do exterior, como a forma e o rosto, a seleção dos melhores estilos, acessórios, a análise do guarda-roupa e a formação de uma imagem elegante.Você pode ver exemplos dos trabalhos de Oksana e de seus colegas estilistas na seção do site com o mesmo nome. Maneira profissional:
- 2002 - 2005 Faculdade de Artes e Design Central Saint Martins, Londres
- 2008 - 2011 ocupou posições de liderança no campo da imagem e consultoria de relações públicas de grandes empresas domésticas e ocidentais
- 2009 entrou entre os 10 principais especialistas em consultoria de imagem, de acordo com a revista "White Business"
- Em 2010 - 2012, um professor da escola de estilistas "Pessoa"
- Em 2011, ela fundou um estúdio de imagem Reabilitação de guarda-roupa
- De 2013 até o presente, ele desenvolve o projeto na Rússia e na América Latina
Foto: Irina Krokhaleva para o projeto Wardrobe Rehab na Mercedes Benz Fashion Week F / W, 2015-2016 na Cidade do México, BurdaStyle.ru O material foi preparado por Anna Soboleva