Criação

Cuidados com a pele no verão: uma revisão dos protetores solares

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo sabe que o ultravioleta é prejudicial. No entanto, muitos de nós ainda amamos um bronzeado suave de chocolate. Falaremos sobre como combinar um com o outro.

Tipo estranho


Existem 3 tipos de raios solares no total: UVA, UVB e UVC. O último não é perigoso para os seres humanos, pois é completamente absorvido pela atmosfera, e os dois primeiros podem causar muitos problemas. Raios como o UVB são responsáveis ​​pela produção de melanina (considere o bronzeamento): agindo sobre a pele, aumentam a produção de pigmentos, que nada mais são do que uma reação protetora do corpo à radiação. Na verdade, são eles que levam a queimaduras prejudiciais.
A exposição UVA não é visível a olho nu. Mas essa radiação é ainda mais perigosa: os raios penetram nas camadas mais profundas da pele, destroem as fibras de colágeno, contribuem para o dano celular e a formação de radicais livres. Inicia o processo de fotoenvelhecimento da pele e, segundo alguns relatos, pode causar melanoma.

O que há na composição


Os protetores solares modernos podem proteger a pele de todos os tipos de radiação. Para fazer isso, eles usam vários filtros: físico (dióxido de zinco, dióxido de titânio) e químico (avobenzona e mexaryl). Na maioria dos cremes, ambos são usados ​​para proteção complexa, mas para alguns podem não ser adequados.
O fato é que os filtros químicos são considerados mais alergênicos; portanto, as pessoas com pele sensível precisam ter cuidado. É melhor usar os chamados bloqueadores solares, que contêm apenas filtros físicos. Eles refletem os raios do sol sem interagir com as células epidérmicas e, portanto, são reconhecidos como mais seguros (nos cosméticos infantis, por exemplo, apenas esses componentes são permitidos).
Blocos solares podem ser aplicados diretamente na praia, eles começam a funcionar instantaneamente. Mas sânscrito - significa com componentes químicos - para "ligar", leva de 20 a 30 minutos. Lembre-se disso ao planejar tomar banho de sol.
Também existem filtros UV naturais - extrato de manteiga de karité, gergelim, amêndoa e aloe vera.

Fator de risco


Talvez a primeira coisa em que prestamos atenção ao comprar protetor solar seja o nível de SPF. Este indicador determina a quantidade de tempo que você pode gastar na praia sem o risco de queimaduras. Quanto mais alto, mais longo e eficiente o produto funciona. Mas às vezes a diferença não é tão grande: segundo os dermatologistas, um creme com FPS 30 protege contra os raios UV em cerca de 97% e um produto com FPS 50 - em 98%. A diferença, como você vê, é muito pequena. Também é importante lembrar que o FPS de vários produtos aplicados à pele não se acumula. O índice de proteção é determinado pelo indicador mais alto: por exemplo, se você usar um creme de dia com FPS 10 e uma base tonal com FPS 15, o índice total não será 25, mas 15.

Cuidado e proteção


Hoje, os filtros UV são encontrados em quase todos os produtos de creche e cosméticos decorativos.Em geral, esses produtos podem muito bem substituir filtros solares especiais. Mas - alertam os médicos - somente se o caso ocorrer na zona central da Rússia e, ao mesmo tempo, uma pessoa passar muito pouco tempo ao sol. Simplificando, você dificilmente precisaria de um sânscrito para uma curta caminhada na hora do almoço. Mas para um piquenique em um campo ensolarado, definitivamente será útil.
Ao escolher o equipamento de proteção, preste atenção às suas propriedades adicionais. Os produtos de última geração são multifuncionais - eles não apenas bloqueiam
Os raios UV, mas também hidratam bem a pele, fornecem antioxidantes, aumentam a elasticidade e previnem a hiperpigmentação. Tais produtos serão uma excelente solução para quem não gosta de aplicar várias camadas de cosméticos. O principal é ler atentamente a composição: você precisa de aminoácidos, vitamina E e uma variedade de óleos e extratos vegetais.

Protetores solares especiais


  1. Protetor solar para pele muito sensível do rosto e do corpo Dado Sens, aprox. 1690 esfregar.
  2. Anthelios XL SPF 50+ La Roche-Posay líquido facial para tingimento, aprox. 1340 esfregar.
  3. Bálsamos para lábios "Bronziade" SPF 15 e 30 Librederm, aprox. 230 esfregar - cada.
  4. Protetor solar antienvelhecimento para rosto SPF 30 Soleil Divin Caudalie, aprox. 1870 esfregar.
  5. Protetor solar com vitaminas para o rosto Soin Vitamine SPF 30 Soleol Noir, aprox. 2100 esfregar.
  6. Protetor solar Oriflame da Sun Zone, aprox. 500 esfregar

Menu solar


Não apenas protetores solares, mas também a dieta certa afeta o bronzeamento. Os cientistas provaram que alimentos ricos em antioxidantes e ácidos graxos diminuem o fotoenvelhecimento e reduzem o risco de desenvolver melanoma.Seus ajudantes na luta por uma pele saudável e bonita são tomates, pimentões, uvas, cenouras e outras frutas e legumes alaranjados, além de peixes gordurosos e abacates. No verão, é melhor substituir o café por chá verde. Esta bebida também contém substâncias que impedem a formação de radicais livres e protegem as células dos danos causados ​​pelos raios UV.
Atualmente, muitos suplementos alimentares “solares” são apresentados em farmácias, que, por um lado, contribuem para a produção de melanina e, por outro, aumentam a proteção antioxidante. Preste atenção aos suplementos com L-tirosina, L-cisteína, vitamina E. É aconselhável começar a tomar esses medicamentos 2 a 3 semanas antes das férias planejadas.

Normas de segurança


Para tornar o bronzeado realmente seguro, elimine o risco de fotoalergia. Seus sintomas são vermelhidão severa e queima da pele. Então, descascando, inchaço e às vezes até bolhas aparecem. Alérgenos acumulados no corpo também podem ser a causa desta doença, mas os fatores externos - contato com substâncias incompatíveis com a insolação prolongada - são os mais frequentemente culpados.
Por exemplo, o risco de fotoalergia aumenta com antibióticos, uma série de medicamentos anti-inflamatórios e hormonais, incluindo alguns contraceptivos. O retinol e todos os seus derivados, frequentemente encontrados em cosméticos antienvelhecimento, também são incompatíveis com o sol. Finalmente, outro fator que provoca uma forte reação é a combinação de sol e perfume ativos. Ao ir à praia, é melhor deixá-lo de lado e, se você não conseguir fazê-lo sem aromas, use uma leve névoa aromática no cabelo.
Importante! O prazo de validade dos fundos com SPF é de 12 meses após a abertura.então eles param de trabalhar e se tornam inseguros para a pele.

Você encontrará artigos ainda mais interessantes no Lisa.ru!



Texto: Irina Titlina
Foto: Artenauta / Fotolia.com, CULTURA / SEB OLIVER / GETTY IMAGES, Alexander Platonov / Burda Media, Artenauta / Fotolia.com

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO - PELE FRESCA, HIDRATADA E PROTETORES SOLARES CRUELTY FREE VEGANOS (Dezembro 2024).