Pela primeira vez, os colarinhos de abertura tornaram-se moda na primeira metade do século XVII na corte real sueca. Antes disso, colares eram usados em toda a Europa.
Noble ostentado em golas decoradas com bordados e rendas. E plebeus cobriram seus pescoços com colares brancos comuns.
A moda da forma da gola giratória mudou várias vezes: ficou mais curta nas costas e alongada na frente; as extremidades da gola predominaram redonda, quadrada ou triangular em diferentes períodos.
Uma gola redonda redonda branca entrou na moda no início do século 20, graças à produção da Broadway do musical Peter Pan. Sua forma ajudou a atriz a criar uma imagem jovem e ingênua do protagonista. Graças a isso, o nome "Peter Pan" foi anexado a esta forma de colar. E eles foram especialmente relevantes nos anos 60-70 do século XX.
Na primeira parte da aula principal, foi considerado o processamento dos lados do vestido com uma orla de transição de contraste. Agora nos voltamos para o processamento da gola e costuramos no pescoço do vestido.
Processamento da gola, laterais e punhos do vestido com bordas de transição de contraste
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
A forma redonda da gola deste modelo é a mais adequada para acabamento com bordas contrastantes. No arredondamento, é mais fácil fazer um ajuste uniforme da peça maior e obter uma borda de transição uniforme.
Passo 1
Recorte os detalhes da gola: a parte superior - do tecido principal, a parte inferior - do tecido de acabamento. A largura das tolerâncias para a decolagem e a costura da gola é de 1,0 a 1,2 cm. Duplique ambas as partes da gola com uma almofada adesiva fina.
Passo 2
Corte com uma margem da gola superior com uma saída de 0,3 cm.
Sobreposto em ambos os lados da gola. A gola superior é menor que a inferior.
Etapa 3
Dobre as duas partes do colarinho com os lados voltados para dentro. Alinhe o centro do colar nas duas partes. Retire os pinos, formando uma pequena folga nos detalhes da gola inferior.
Varra os colarinhos com pontos oblíquos manuais do lado superior da gola, encaixando a gola inferior na partida. No futuro, essa folga nos detalhes da gola inferior será necessária para a formação da orla.
Passo 4
Costure o ajuste a uma largura de 1,0 cm do corte externo da gola. Nesse caso, o ferro deve ser operado com leve pressão, reorganizando-o de um lugar para outro, para não esticar o corte.
Colar preparado para girar.
Moa a gola na saída com uma largura de ponto de 0,7 cm e coloque a costura da gola superior (nota: o ponto é sempre colocado do lado da parte menor).
Etapa 5
Remova o ponto de alinhavo. Subsídios de costura usando uma perna ou um bloco de passar para o colar.
11 acessórios para um engomar perfeito
Uma costura desabotoada para virar a gola.
Entalhe as aberturas nos detalhes da gola inferior em 0,2-0,3 cm. Nos detalhes da gola superior, deixe aberturas de 0,6 a 0,7 cm. Nos locais de arredondamento, as aberturas devem ser cortadas no valor mais próximo de 0,1 cm.
Etapa 6
Gire a gola para a frente, endireite-a com um pino. Varrer a barra da gola inferior com pontos oblíquos manuais.
A largura da orla do acabamento é de 0,2 cm.
Vista da parte inferior da gola de contraste. Dobre a gola ao meio ao longo da linha média e equalize as bordas da decolagem. Verifique a simetria da forma do colar. Coloque a gola no corte inferior.
Coloque o ponto final ao longo da gola a 0,1 cm da costura de moagem ou precisamente na costura de moagem. Costure a linha da gola superior. Para escolher linhas em tom para os colarinhos superior e inferior ou usar completamente linhas com cores de contraste.
Colar artesanal, pronto para ser costurado.
Etapa 7
Dobre o vestido ao meio, dobrando-se ao longo das linhas do meio das costas e das prateleiras. Alinhe os cantos das laterais e das seções do pescoço. Coloque o pescoço e o subsídio de estoque.
Coloque o ponto de fixação na margem da costura da gola.
Coloque a coleira com o lado inferior na frente do pescoço. Combine as bordas da gola com as linhas da meia deriva nas prateleiras, bem como o centro da gola e a linha do meio das costas na forquilha. Alinhe as seções de colar e pescoço e o chip.
Desaparafuse o colar. Empurre as duas partes da gola no pescoço com uma linha, agarrando os detalhes das picaretas.
Importante! Verifique a simetria da bucha do colar. Pontos de controle: a largura do cordão, a localização das costuras da coquete nas prateleiras, as marcas do ponto superior do ombro nos garfos, a borda superior da gola, o meio das costas. Nos lados direito e esquerdo da gola, esses pontos devem coincidir claramente.
Costure a gola no pescoço com uma largura de costura de 0,7 a 1,0 cm Nos cantos da gola, a costura de rejuntamento é uma continuação da costura de virar os lados. Coloque a linha do lado da gola. Passe a costura para costurar na costela.
Etapa 8
Prepare um vergão para afiar a margem de costura para a costura da gola. Trata-se de uma tira de tecido cortada em um ângulo de 45 graus em relação à dobra, com 3,0 cm de largura, podendo ser cortada a partir do tecido principal ou de acabamento, se desejado. Retire o revestimento com um ferro para estabilizá-lo. Em seguida, se necessário, equipe a largura do moedor.
Aplique de frente para a gola superior, ajustando as seções. Desenhe-o na seção de costura da costura da gola entre as palhetas. Costure a moagem, tentando entrar exatamente na costura da costura da gola.
Passar as permissões de costura da gola e da costura nas partes das prateleiras e dos garfos. Esboce as aberturas para a costura da gola até 0,6-0,7 cm, cortada nos locais de arredondamento.
Máquina de costura. Lição 9: embutimento inclinado do tipo faça você mesmo
Etapa 9
Dobre a margem da costura da gola, girando e varrendo.
Coloque o ponto de dobra manualmente com pontos ocultos. Coloque a barra dos ombros no garfo interno com pontos ocultos.
Etapa 10
Coloque o ponto final ao longo das laterais do vestido, do ponto final da gola até a parte inferior do prendedor, semelhante ao ponto final ao longo da gola. Coloque a linha do lado das prateleiras.
Laços de varredura no lado direito do vestido, de acordo com o modelo. Coloque o ponto de travamento na parte inferior do fixador.
Costurar nos botões.
Os botões cobertos com tecido de acabamento podem se tornar uma decoração adicional.
Botões DIY
Continuação na terceira parte da master class:
Processamento das mangas das mangas de um vestido com uma orla transitória em contraste
Autor da master class e foto: Elena Lenkova
Lena tem uma educação superior e especial - um alfaiate de agasalhos para homens, mulheres e crianças.
Nas roupas, ele aprecia a individualidade e consideração da imagem, a originalidade do corte. Ele gosta de analisar técnicas de modelagem e tecnologia de processamento de produtos. Lidera sua página no Instagram. Muitas pessoas conhecem Lena como uma usuária de longa data do site BurdaStyle.ru.
"A qualidade do processamento e a decoração interior do produto são aspectos essenciais da costura".
Material preparado por Julia Dekanova