Criação

Improvisações de bordados de alta costura

Pin
Send
Share
Send

Plantas, animais, emoções - Karen Nicole dá vida às suas fantasias com uma velha máquina de costura. O fio dental nos bordados costuma ser substituído por tiras de tecido e, às vezes, até por sacolas plásticas!


Trabalho exato e escrupuloso com grampeador, fitas adesivas, alfinetes ... Ao olhar para bordados graciosos e colagens de tecido da Sra. Nicole, é difícil acreditar que tudo começou a partir de uma posição sem esperança ...

"Minha irmã e eu tínhamos cerca de 13 anos quando nossa mãe, uma bordadeira reconhecida, decidiu nos comprar, em vez de vestir apenas tecidos e estampas! Foi um desafio! Com consequências de longo alcance." Dias e noites cheios de improvisações de "costura", habilidades e experiência prática derivadas dos próprios erros. Tudo isso levou ao fato de Nicole começar a aprender bordados - primeiro em Manchester e depois em Londres, no Royal College of Art (Royal College of Art), onde ele ainda ensina de tempos em tempos.
Depois, Karen mergulhou de cabeça no mundo da moda, chegou a Paris e vendeu sua minicoleção para uma pequena boutique. Assim começou (e continua) uma carreira de 15 anos como designer têxtil. Atualmente, Karen trabalha com casas eminentes como Chanel Couture, Givenchy, Matthew Williamson. Os designers de interiores também recorrem frequentemente a Karen, ela executava pedidos até para o papa.
Karen está sujeita a qualquer tipo de bordado, desrespeita a tradição, mas no melhor sentido. Ela se dedica a trabalhar com paixão.De novo e de novo, ele inventa técnicas, as varia e as combina. Sua ferramenta mais importante ainda é a velha máquina de bordar irlandesa, vendida nos anos 50 do século passado! "Fico muito feliz quando consigo fazer algo que não suspeitava ontem de que isso seja possível", - diz Karen. “Era muito difícil descobrir como bordar um macaco na técnica de vidro” (veja a foto), mas no final, depois de inúmeras tentativas, ela fez um focinho de fios transparentes em plástico e o corpo de garrafas de plástico cortado em franjas.
Karen se inspira principalmente nos mercados de pulga. "Eu realmente gosto de mergulhar em velhas fitas, rendas, fios. Mas, para ser sincero: eu ajudaria minha filha a aprender a costurar, se aos 13 anos ela tivesse a mesma tarefa que antes de mim."
London / KARENNICOL.COM

Na foto: casa de Karen Nicole, onde mora com o artista Peter Clark (especialista em decoração de papel). A atmosfera foi comprada principalmente nos mercados de pulga.
Atelier do artista com uma coleção de tecidos e acessórios de todo o mundo.
Bordado à máquina de plástico com fitas rasgadas de chiffon.
Gotejamento de gecko pintado à mão em seda.
Bolsa xadrez com aplicações típicas da técnica Karen.
Tapeçarias com corças e pássaros. Na maioria dos casos, os animais são feitos em tamanho real. Antes do bordado, eles eram retratados primeiro em papel vegetal e depois copiados para o tecido.
Bordado com fitas de seda em uma tela de linho áspera.

Foto: DavidGiles (1), HennyvanBelkom (1), arquivo privado.
O material foi preparado por Elena Karpova.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Carmen María Mayz, Diseñadora de Pedrería en Alta Costura (Junho 2024).