Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Na URSS, quando a escassez de bens era na verdade a norma da vida do povo soviético, as pessoas tinham que, de alguma maneira, girar. E o provérbio - "um ardil para inventar astúcia" - era a realidade absoluta da época.
Foto: pixabay
Muitas pessoas sabem pelas histórias de seus pais, avós, bisavós e bisavós que truques e invenções eles tiveram que enfrentar para, pelo menos de alguma forma, lidar com o déficit: eles refizeram, alteraram, encontraram um novo e às vezes até completamente incomum para aplicação de coisas e objetos específicos. Agora, é claro, poucas pessoas estão interessadas nisso, exceto como um fato histórico, mas então, em condições de um déficit quase total, essa era a única saída.
Mas ainda é interessante aprender sobre as alterações que as pessoas recorreram nos tempos soviéticos, não para implementar e realizar alguma idéia criativa incomum, mas exclusivamente para fins personalizados.
Nova vida de coisas antigas
Nos tempos soviéticos, as coisas eram tratadas com muito cuidado, mesmo que tivessem cumprido seu mandato há muito tempo, raramente jogavam fora algo. Na maioria das vezes, coisas antigas encontravam um novo aplicativo. Uma alteração muito popular da época é uma mudança de casaco ou outra coisa. É claro que as roupas externas, se você não cuidar dela e não cuidar dela, se desgastam com o tempo. Mas esses produtos, em regra, sempre eram costurados em um forro, devido ao qual o lado errado mantinha sua aparência por muito mais tempo do que o da frente. Portanto, muitos viraram o casaco e o trocaram, mudando o lado sujo e o frontal. Como resultado desse truque, a coisa serviu por várias temporadas. Ou, usando o mesmo método, eles costuraram uma coisa completamente nova (sarafans e saias) do casaco velho, usando o lado errado do tecido como a frente.O que pode ser feito com um casaco velho?
Claro, outras coisas foram alteradas, e não apenas para crianças. Os tecidos eram de boa qualidade e a novidade não parecia um remake.
Foto: carmine.canalblog.com; mywesternheart.com
Jeans para o homem soviético eram a peça de roupa mais cobiçada e inacessível. Os donos desse tesouro pertenciam a jeans com grande apreensão. Eles literalmente carregaram para os buracos. Mas mesmo aqui eles não tinham pressa de se separar deles. A alteração mais atingida nos jeans velhos - havia uma saia! A parte superior do jeans foi cortada acima da costura do passo e um babado foi costurado ou uma saia feita de outro tecido foi estendida.
Como costurar uma grande bolsa de praia de jeans velhos: uma master class
Na foto é uma gola alta Biflex
Fato de gola alta da foto anterior
As coisas da loja Birch eram valorizadas não menos que jeans. Portanto, eles tiveram uma segunda vida. As super-gola alta Biflex mudaram posteriormente para roupas de banho legais! Como era quase impossível comprar prontas, e a qualidade das peças à venda deixou muito a desejar.
Além disso, coisas novas foram alteradas.
Por exemplo, as camisas masculinas de ótima popeline foram compradas em tamanhos enormes e belos vestidos de verão ou saias Tatyana com uma blusa ou camiseta foram costuradas em duas camisas.
Valeu a pena, e as roupas eram chiques.
Vista a jaqueta de um homem com suas próprias mãos: uma master class
Colcha de retalhos soviética - uma costureira pegou 2-3 blusas congestionadas, cortou-as corajosamente em pedaços de tamanhos diferentes e depois costurou coisas muito bonitas. Isso mais tarde a levou ao teatro, onde trabalhou como cômoda.
E mais uma, talvez, a alteração mais divertida e incomum.A qualidade do tecido a partir do qual a roupa íntima foi costurada foi muito GOST naqueles anos. Então, uma senhora comprou calcinhas quentes de malhas cinza e bege grossas, rasgou-as completamente, cortou novos detalhes e costurou algo como moletons modernos.
Tricô
Produtos de jacquard, tapetes e cobertores leves soltaram e tricotaram lindos cardigãs desses fios.Na foto, um pulôver do suéter do pai
As malhas costumavam ser soltas e amarradas a novos produtos, principalmente de itens para adultos - crianças e adolescentes. E para esconder que um suéter novo já era um fio repintado.
De dratva (linhas grossas de linho para consertar sapatos) toalhas de mesa de crochê que ainda vivem e encantam suas anfitriãs.
Assento de barbante tecido DIY para fezes
Senhoras e sacolas de compras eram tricotadas com uma corda de algodão (barbante).
Uma costureira de sobras frisadas (e esse era o material mais legal da época) tricotava maravilhosos chinelos coloridos feitos em casa.
Suéteres de malha desnecessários, pulôveres e outras coisas foram cortados em tiras, amarrados uns aos outros, enrolados em bolas e tapetes redondos de crochê e assentos em bancos.
Tapete faça você mesmo
Lençóis
Macacões de camuflagem para caçar no inverno eram costurados em velhos lençóis brancos. Grande camuflagem acabou.
Das duas velhas capas de edredom, uma foi costurada nova.
Não apenas costura
Calças justas pretas eram um produto tão escasso que era mais fácil colorir o corpo. Para fazer isso, eles compraram tinta preta e na panela velha cozinharam meias novas com gás.Chinelos têxteis simples de lojas cooperativas foram decorados com bordados à mão. Mini saia
- 1
- 2
- 3
- 4
Arcos de nylon largos vestidos decorados em vez de rendas. E, com arcos plissados, geralmente eram compridos e largos, costuravam minissaias fofas e em camadas.
Uma maneira muito criativa de atualizar uma coisa e torná-la inteligente é bordar um suéter ou pulôver com a chuva de Ano Novo. Acabou sendo uma espécie de la lurex.
Capas de chuva com capuz foram costuradas a partir de uma tela de polímero enrolada.
Pavimentos. Foto: wikipedia.org
Alguns artesãos fizeram um cortador de grama com um polidor. Um polidor de chão é uma máquina para limpar, polir ou esfregar vários revestimentos que não sejam de carpete. Na URSS, o termo "polidor" foi aplicado a várias máquinas manuais, mecânicas e elétricas para limpeza de pisos.
Palmilhas desgastadas foram esculpidas nas botas de botas velhas de camurça e um casaco de pele cygeik.
Com os materiais de construção nos anos 70, era difícil; portanto, para o estofamento de casas de campo e galpões em 6 acres, eram usadas tábuas de caixas de madeira (contêineres) e paletes.
É claro que, se eles não entregassem garrafas de vidro vazias, eles formariam bordas para canteiros de flores - eles cavariam garrafas com o pescoço no chão.
Muitos já ouviram falar da famosa caldeira dupla soviética. Além disso, esse item era dobrável e era muito simples de usar - um escorredor foi colocado em uma panela funda com água, por exemplo, costeletas e toda essa estrutura foi coberta com uma tampa.
Nas meias velhas de kapron, as cebolas eram armazenadas.
De embalagens de doces de gomas de mascar e gomas de mascar, foram feitas cortinas de origami para aberturas sem portas. Para fazer isso, embalagens de doces de balas foram transformadas em tubos e, em seguida, tecidas em listras encaracoladas.
Foto: skiptomylou.org
O Panamá foi feito de jornais e usado durante reparos ao pintar tetos, por exemplo.
O que pode ser feito a partir de velhos laços: uma master class
Na ausência da Internet, o correio resolveu o problema da comunicação remota. As pessoas trocavam cartas e encomendas, geralmente acompanhadas de belos cartões de felicitações.Eles foram cuidadosamente armazenados e, quando havia muitos cartões postais acumulados, foram feitas caixas de presente - pacotes e caixões.
Todos os tipos de jóias eram feitos de arame colorido, retirado dos cabos de construção - anéis e pulseiras feitos com a técnica de macramê. Das belas e desnecessárias contas feitas pequenas pupas.
E, finalmente, outra receita soviética simples para a beleza. Os restos de batons de cores diferentes foram cuidadosamente removidos dos tubos, colocados em um pequeno recipiente, aquecidos para derreter levemente a massa. Então tudo foi bem misturado e o batom com uma nova cor foi obtido dos resíduos.
Material preparado por Julia Dekanova
Foto do arquivo pessoal do autor
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send