Criação

Seios bonitos

Pin
Send
Share
Send

Toda mulher sonha em ter um sedutor e, o mais importante, um seio saudável. Isso é fácil de conseguir. É importante apenas conhecer alguns segredos.

Curiosamente, as glândulas mamárias se formaram durante a evolução do suor mutante. Mas as glândulas sudoríparas trabalham conosco constantemente, e o tórax "permanece ocioso" a maior parte de nossas vidas, pagando pela inação forçada pela mastodinia e mastopatia. Como se proteger desses problemas?

Um pouco de anatomia

Por dentro, a glândula mamária parece um estranho híbrido de uma laranjeira com uma videira. Consiste em 15 a 20 lóbulos, divididos por camadas de tecido conjuntivo em setores equipados com células glandulares na forma de uvas. O tecido conjuntivo serve como uma espécie de sutiã biológico: suporta o peito, dando-lhe uma forma arredondada. Cada lóbulo é equipado com um ducto excretor - a passagem leitosa, que se abre com um orifício no topo do mamilo. Esse design ideal é interrompido pela mastopatia. Alterações fibrocísticas ocorrem dentro da glândula mamária: o tecido conjuntivo cresce, como resultado de cordões mais duros, lóbulos crescidos e pequenos selos granulares serem sentidos no peito. Como se em um sutiã houvesse uma sacola cheia de bolinhas. Se tais alterações cobrem toda a glândula, estamos falando de uma forma difusa, a forma mais comum de mastopatia. Há também mastopatia nodular ou focal, quando os tecidos crescem dentro de alguns lobos (geralmente os superiores na parte externa da glândula) ou se formam cistos, geralmente bastante dolorosos.

A mastopatia tem uma predisposição hereditária. Isso não significa que a doença necessariamente apareça, mas se sua mãe ou avó tiveram mastopatia, preste atenção especial à condição da mama!

O que o médico dirá

Algumas mulheres, tendo encontrado um selo no peito, aceitam um tumor cancerígeno e caem em desespero. Não fique chateado antes do tempo - faça uma mamografia. Apenas 3-5% das formações nodulares são malignas, e mesmo aquelas respondem bem à terapia nos estágios iniciais. O estágio difuso e inicial da mastopatia nodular é tratado com complexos vitamínicos, remédios fitoterápicos e homeopáticos, preparações com algas e iodo, além de hormônios especialmente selecionados prescritos pelo médico. Mesmo que a doença não lhe cause muita preocupação, a terapia ainda é necessária. A mastopatia cria uma base favorável para o desenvolvimento do câncer de mama e o tratamento adequado reduz seu risco. Cistos preenchidos com líquido que foram removidos cirurgicamente anteriormente agora são perfurados. O médico perfura cuidadosamente a glândula, suga o conteúdo do cisto com uma seringa e injeta uma substância especial que faz suas paredes grudarem.

Uma forma especial de mastopatia

Existe uma forma de mastopatia na qual o tecido mamário não cresce: na véspera de dias críticos, o seio aumenta em 15 a 20%, como se o leite fosse derramado sobre ele, fica pesado, como se algo estivesse explodindo por dentro. Claro, não há leite lá. De fato, o sangue venoso estagna na glândula mamária e os tecidos incham, o que é acompanhado por dor e desconforto. Esta condição é chamada mastodinia, ou mastalgia.

Para reduzir as manifestações da mastodinia, faça infusões diuréticas na segunda metade do ciclo menstrual. Eles são feitos de bagas de zimbro, folhas e brotos de bétula, grama de cavalinha, orégano, erva de São João, tomilho (tomilho), folha de uva-ursina (orelhas de urso), mirtilos, hortelã-pimenta e ortossifão - uma planta tropical perene conhecida em nosso país como chá de rim. As preparações com o extrato de Vitex agnus castus (Vitex Sacred) ajudarão a aliviar a síndrome pré-menstrual.

NA FRENTE DO ESPELHO

Para notar a mastopatia e outras doenças da mama a tempo, passe todos os meses auto-exame. Examine o peito no décimo dia desde o início da menstruação, após a menopausa - no mesmo dia do mês.

  • Coloque as mãos no cinto e relaxe, segure-as contra o corpo e aperte os músculos peitorais. Em seguida, levante os braços acima da cabeça e aperte as mãos em punho, observando como as glândulas mamárias se comportam: elas devem manter uma forma arredondada e permanecer simétricas, não importa o que você faça.
  • Levante a mama esquerda com a mão direita e examine sua borda inferior e vice-versa.
  • Sinta cada glândula, prestando atenção especial aos setores superior e externo: nódulos insidiosos costumam aparecer aqui. Você pode ir do mamilo para cima e para baixo, movendo-se em círculos concêntricos, ou subir da base da glândula mamária em espiral. É melhor senti-lo sob o chuveiro ou deitado de costas com um pequeno rolo sob a omoplata do lado do peito sendo examinado. Verifique a glândula esquerda com a mão direita, colocando a esquerda sob a cabeça. Inspecionando a mama direita, siga o mesmo princípio.
  • Atenção: se notar que algo está errado, entre imediatamente em contato com um especialista - mamologista ou ginecologista. Na ausência de sintomas alarmantes, não se esqueça de consultar um médico a cada 1-2 anos e, após 45 anos, faça uma mamografia todos os anos.

OPINIÃO DE UM 'EXPERT

Mamologista, Ph.D. Marina Lvovna Travina.

Preservar a beleza e a saúde da mama não é uma tarefa fácil e demorada. A glândula mamária é como um teste decisivo de todos os desequilíbrios hormonais. Muitas vezes, é necessário restaurar a ordem em todo o corpo e não se concentrar apenas na glândula mamária. Quando normalizamos o fundo hormonal dos ovários, removemos os sintomas pré-menstruais, a glândula mamária deixa de estar em um estado "engatilhado", entra no modo de suspensão e, em um estado calmo, é muito mais difícil "ganhar" um tumor do que em prontidão para combate. Seios saudáveis ​​exigem desistir de cigarros, uma xícara extra de café e álcool. O máximo que você pode pagar é um copo de vinho tinto no jantar. O resto é um risco desnecessário. Inclua alimentos ricos em vitamina C em sua dieta: limões, kiwi, pimentão, repolho. Não desista de cenouras, tomates, endro e espinafre, que contêm vitamina A: aumenta a resistência antitumoral. Graças à vitamina E, o óleo vegetal e os cereais previnem ou inibem a aparência de tumores e retardam o processo de envelhecimento. O oligoelemento selênio desempenha um papel importante na prevenção do câncer de mama. É capaz de se acumular seletivamente nas células tumorais e inibir sua atividade destrutiva. Portanto, sementes, alho, camarão e peixe devem ser consumidos regularmente.

O próximo estágio da prevenção é a hidratação diária da pele do peito e a massagem da glândula. Esses processos podem ser combinados. Ao esfregar o creme, o fluxo sanguíneo para a pele aumenta e, como resultado, seu tom melhora. A mama deve ser macia e indolor, e a massagem diária de drenagem linfática, que ajuda a evitar o inchaço do tecido mamário, só será benéfica para ela (se não houver contra-indicações). Você pode fazer a massagem em pé, deitado - para quem for conveniente. Eu recomendo no chuveiro quando as mãos estão em sabão e deslizam facilmente sobre o corpo. Você pressiona os dedinhos no esterno com as palmas das mãos, agarrando as glândulas direita e esquerda e, apertando-as, leva as mãos aos ombros.

O ponto final são as omoplatas e os braços nos ombros. Repita quantas vezes você estiver. Assim, você realizará uma massagem nas glândulas mamárias, auto-exame, prevenção de mastoptose (prolapso da mama) e fortalecerá os músculos das costas.

E, finalmente, um conselho muito banal, mas o mais difícil: menos estresse e mais emoções positivas. Você deve sorrir pelo menos cinco vezes por dia e se alegrar com alguma coisa. Muitas vezes não percebemos as coisas boas que estão acontecendo ao nosso redor.Vamos fazer uma regra: uma vez por ano, para sua própria paz de espírito, você e toda a equipe feminina do seu lar serão examinados por um mamologista e pensarão apenas no bem!

TEXTO: IVAN BRANCO. FOTO: PHANIE / SCIENCE BIBLIOTECA RM / DIOMEDIA.COM (2); KHORZHEVSKA / RUSLAN OLINCHUK / OKEA / CHAMILLEW / FOTOLIA.COM (5); PR (1)

Materiais preparados por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Marcos Harter analisa os diferentes tipos de seios (Julho 2024).