Os anos 50 são uma época que para muitos se tornou sinônimo de beleza e elegância. Nós nos inspiramos na fonte!
Foto: Simplicidade (2)Nos anos 50 do século passado, a idéia de combinar itens de guarda-roupa separados se tornou especialmente popular, e as novas tendências da moda, tecidos sintéticos e preços acessíveis levaram ao fato de que as mulheres desta década compraram blusas literalmente em volumes recordes!
Camisas, nylon e botões do papai
Foto: Butterick (2)Se nos anos 40 os vestidos e os ternos das mulheres copiavam elementos do uniforme militar de um homem, nos anos 50 chegava a camisas comuns. Como costuma acontecer, a tendência da moda surgiu de um detalhe aparentemente insignificante - tornou-se popular entre as adolescentes vestir a camisa do pai velho durante as tarefas domésticas e a jardinagem. Ao mesmo tempo, amarraram o chão da camisa com um nó para enfatizar a cintura e torceram secretamente as mangas.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Muito em breve, os estilistas chamaram a atenção para essa tendência e começaram a produzir em massa camisas e blusas no estilo masculino. Os tons mais populares nesse caso foram rosa, azul, vermelho, onda do mar, preto e branco. Uma variedade de impressões também era muito procurada: de gaiolas e ervilhas a tropicais.
Foto: Lucky LucileApesar de essas blusas parecerem novas e elegantes, elas ainda ligavam o dono a uma relíquia de um passado estrito e primitivo - sem falta, as blusas tinham que ser engasgadas até ficarem rígidas e perfeitamente passadas a ferro. É por isso que, quando os fabricantes começaram a oferecer nylon brilhante e outros tecidos sintéticos que praticamente não amassavam, as mulheres pegavam essas blusas de maneira limpa, apesar do fato de a pele nelas não respirar. Além disso, as blusas de algodão começaram a ser consideradas antiquadas, "para os pobres", e apenas os sintéticos engomados a uma crise eram realmente chiques.
Estilo de roupa dos anos 50
Foto: Butterick (2)
Um momento engraçado: como blusas e blusas quase sempre colocavam calças e saias na época, as mulheres brigavam sem parar com a rigidez dos sintéticos, que sempre se inchavam e se esforçavam para pular para fora do cinto (e isso era sem exagero, um verdadeiro embaraço). Logo, por cima, começaram a ser confeccionados pequenos botões especiais, que permitiram prender a blusa por dentro a calças ou uma saia.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Mais vendidos
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
O Reino das Coleiras
Como a moda da época ainda ditava a necessidade de as mulheres enfatizarem e acentuarem a cintura, todas as blusas eram ajustadas e a principal função decorativa era atribuída às luvas e colarinhos.
Foto: Blusa MissesA gola Peter Pen, a gola xale, a gola tricotada, o coquilie, várias golas com lapelas eram incrivelmente populares.
Os principais tipos de colares
Foto: Simplicidade
As revistas de moda da época prestaram muita atenção em como escolher uma gola, dependendo do penteado, acessórios e até do comprimento do pescoço!
Foto: Ship'n'ShoreNote-se que a moda cotidiana da época foi diretamente inspirada pelas imagens de alta costura: os maiores designers da época experimentaram muito o formato da blusa, aperfeiçoando a elegância da imagem usando as mesmas golas e luvas!
Foto: Lanvin (1951), Lilli Ann (1955), Givenchy (1952)- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Modéstia à beira de uma falta: com que blusas e blusas foram usadas?
Nos anos 50 do século passado, dois desejos opostos colidiram seriamente com a moda feminina: por um lado, os costumes e conceitos do passado ainda convenciam as mulheres de que era imoral mostrar um centímetro extra de sua pele, mas, por outro lado, muitos já eram bastante pronto para mostrar esse centímetro muito extra, não importa o que eles digam.
Foto: Penney'sComo resultado, as meninas observaram seriamente, para que a camisa amarrada no estômago não subisse mais alto do que deveriam, mas ao mesmo tempo era possível encontrar shorts tão curtos na rua que muitos hoje os considerariam um tanto extremos! Por exemplo, são eles:
Foto: Creative CommonsMas principalmente opções mais modestas eram populares. Além de saias no estilo New Look, exuberantes e acentuadas na cintura, as meninas gostavam de usar uma variedade de calças e shorts, Bermudas e culotes, especialmente na estação quente. Além disso, graças a Audrey Hepburn, muitos usavam capris nas quais era conveniente andar de bicicleta.
Era bonita: 30 casacos inspirados dos anos 50
Foto: McCall's
E em nosso próximo material retrô, viajaremos com você para a era dos anos 50 soviéticos - fique ligado!
Os seguintes recursos foram usados para escrever o artigo: Wikipedia, vintagedancer.com, mymodernmet.com