Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Em 11 de outubro de 2016, foi lançado em Moscou o programa PREIABET: Time to Act, iniciado pela Merck em parceria com o Centro de Pesquisa Endocrinológica do Ministério da Saúde da Federação Russa.
O objetivo do programa é informar o público sobre o problema do pré-diabetes e como prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o diabetes mellitus (DM) é a principal causa do desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) e ocupa o 3º lugar no mundo entre as causas de mortalidade. O diabetes tipo 2 se desenvolve gradualmente e, inicialmente, de maneira imperceptível para o paciente. A condição que precede a manifestação do diabetes tipo 2, os especialistas chamam de pré-diabetes.
A prevalência de pré-diabetes nos países desenvolvidos varia de 10 a 16% entre os adultos [1]. De acordo com os resultados do primeiro estudo epidemiológico nacional NATION, na Rússia 19,3% da população, ou ~ 20,7 milhões de pessoas, vivem com pré-diabetes [2]. Este termo é usado para enfatizar um alto risco de desenvolver a doença no futuro. O pré-diabetes é caracterizado pela presença dos seguintes fatores: glicemia prejudicada (nível de glicose no sangue) com o estômago vazio ou tolerância à glicose diminuída.
Um dos principais problemas na prevenção do diabetes tipo 2 é a detecção tardia de pré-diabetes, a conscientização insuficiente do paciente sobre o problema e como a doença ocorre e se desenvolve.No decorrer da pesquisa VTsIOM de toda a Rússia, realizada este ano, constatou-se: apenas 28% dos russos com mais de 35 anos estão cientes do estado de "pré-diabetes". Em uma pesquisa VTsIOM, 77% dos entrevistados com mais de 35 anos disseram: "o médico nunca disse" que eles correm o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
De acordo com o índice de Ketle (índice de massa corporal), 65% dos russos acima de 35 anos têm sobrepeso ou obesidade, o que é um importante fator de risco para o desenvolvimento de pré-diabetes. É por isso que hoje é necessário um trabalho em larga escala para informar o público em geral sobre pré-diabetes.
"Atualmente, devido ao baixo nível de diagnóstico precoce, estamos perdendo cerca de 10 anos do curso natural do diabetes. Se detectarmos pré-diabetes em um estágio inicial, o desenvolvimento do diabetes tipo 2 pode ser atrasado ou completamente evitado. Mudanças no estilo de vida e terapia medicamentosa ajudam a corrigir o curso da doença. Mas é extremamente importante usar uma abordagem multidisciplinar no tratamento dos pré-diabetes. É importante que os terapeutas prestem atenção aos seus sintomas nos pacientes, independentemente das queixas que fizeram ", disse Ametov Alexander Sergeevich, MD, professor. , Chefe do Departamento de Endocrinologia e Diabetologia, GBOU DPO RMAPE do Ministério da Saúde da Rússia, Membro do Presidium da Sociedade Russa de Endocrinologistas, Presidente do Comitê de Educação da Associação Russa de Endocrinologistas.
Roger Janssens, diretor da Merck Biopharm na Rússia e na CEI, disse: "Atualizar o tópico do desenvolvimento do diabetes tipo 2 e sua prevenção é um dos problemas agudos da assistência médica moderna. Cientistas, médicos e empresas farmacêuticas de todo o mundo estão trabalhando nisso."Merck" é uma empresa socialmente responsável, trabalhamos em benefício dos pacientes e temos o prazer de apoiar essas informações e projetos educacionais ".
Candidato de Ciências Médicas, membro do Presidium da Associação Russa de Endocrinologistas Alexey Vadimovich Zilov comentou sobre a iniciativa da Merck e do Centro de Pesquisa Endocrinológica da Academia Russa de Ciências Médicas: "O pré-diabetes está intimamente associado à obesidade. É um dos principais sintomas da síndrome metabólica, que, por sua vez, está associada a O principal problema no diagnóstico dessa condição é que o pré-diabetes é frequentemente assintomático e vem à tona por acaso quando uma pessoa vai ao médico por um motivo completamente diferente. Nossa tarefa é informar o máximo de russos possível: obesidade ou um aumento do índice de massa corporal são motivos para suspeitar de um risco desenvolvimento de pré-diabetes e, posteriormente, diabetes tipo 2. Se você tiver esse fator de risco, consulte um médico, faça o teste! Ajustar seu estilo de vida é muito mais fácil do que combater a doença! "
Dzgoeva Fatima Khadzhimuratovna, candidata a ciências médicas, médica da mais alta categoria, membro da Sociedade Europeia de Aterosclerose e da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo: "Mudar o estilo de vida e a nutrição é o principal fator de sucesso na luta contra o pré-diabetes. Não é necessário seguir uma dieta. Você precisa aderir a uma abordagem racional da nutrição, combinando-a razoavelmente com a atividade física e sem esquecer o bom humor.O pré-diabetes é um "sino" do corpo que você precisa ouvir e agir.Hora de agir - e agir agora. "
[1] Vanyukov D.A. Pré-diabetes: diagnóstico e tratamento. Paciente difícil. Fevereiro de 2007. [2] Dedov I.I. et al. Prevalência de diabetes tipo 2 na população adulta da Rússia (estudo NATION). Diabetes Mellitus, 2016.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send