As estampas entram na moda, saem dela, vão para o caixote do lixo da história ou vagam como fashionistas nas passarelas da moda, até que finalmente ficam entediadas e se rendem sob a pressão de novas tendências.
Mas há também um grupo especial de desenhos de tecido que já receberam seu “ingresso para a eternidade” e deixaram a categoria “moda”, tornando-se não apenas um clássico monumental, mas também uma marca das marcas que os imortalizam. Hoje, como parte do nosso novo Tema da edição, convidamos você a se familiarizar com as estampas cult das casas de moda!
Louis vuitton
O sucesso da Louis Vuitton, que abriu sua primeira loja em 1854, rapidamente levou o mercado a ser repleto de falsificações para as malas e baús originais que o venerável público francês tanto amava. Louis Vuitton, que uma vez chegara a Paris a pé e o conquistara com sua habilidade, pensou em uma marca de qualidade que distinguisse seus produtos de falsificações. A ideia foi desenvolvida ainda mais por seu filho, George Vuitton, desenvolvendo um monograma da marca Louis Vuitton: uma flor com quatro pétalas colocadas em círculo, um losango com uma estrela de quatro pontas, a mesma estrela na versão negativa e as iniciais LV. Hoje é esta impressão que qualquer fashionista reconhece inconfundivelmente.
Gucci
Nasceu uma encantadora estampa floral Flora, graças à princesa de Mônaco Grace Kelly.Como mostra a história, em 1966, a princesa e seu marido foram à loja Milan Gucci para a famosa bolsa de bambu. Um dos filhos do fundador da marca, Rodolfo Gucci, sugeriu que a princesa escolhesse um presente para si mesma, e Grace, que adorava lenços de pescoço, decidiu escolher exatamente esse acessório, mas ficou insatisfeita com os enfeites propostos. Então Rodolfo Gucci voltou-se para o artista Vittorio Accornero, que em uma noite conseguiu desenvolver uma impressão digna de uma princesa. Desde então, várias vezes, a Gucci apresenta novas variações do famoso padrão, mantendo-se fiel à tradição e introduzindo um elemento de experimentação.
Versace
As famosas estampas Versace - com a cabeça da Medusa Gorgon - apareceram graças à paixão do fundador da marca, Gianni Versace, na mitologia grega antiga. É claro que todos nós conhecemos o mito da Medusa, segundo o qual um olhar nos olhos dela virou quem olhou para a pedra, mas a tentação foi tão grande e a beleza da Medusa era tão atraente que era impossível desviar o olhar ou desistir da tentação! Nesta história, não importa como você pareça, há tragédia suficiente, mas Gianni Versace fez dessa imagem um símbolo místico de beleza hipnótica e intrigante, que até hoje adorna as criações desta casa de moda.
Fendi
Em 1925, um casal Eduardo e Adele Fendi abriram uma loja em Roma, onde apresentavam artigos de couro costurados por eles. A alta qualidade e o design atraente conquistaram rapidamente o amor dos fashionistas italianos. Em 1952, as filhas que continuaram o trabalho de seus pais convidaram Karl Lagerfeld para cooperação, que fez de Fendi a maneira como o conhecemos.Foi Lagerfeld quem desenhou o logotipo na forma de uma letra dupla F, em homenagem aos cônjuges fundadores.
Burberry
Recentemente, falamos sobre a famosa gaiola Nova Check, mas esse padrão não pode ser ignorado em termos de impressões de marca. A Burberry popularizou ativamente o ornamento original, transformando-o em uma gravura que pode ser encontrada em qualquer coisa hoje em dia, de chinelos simples a guarda-chuvas.
Paul Smith
As circunstâncias são diferentes, e o estilista mundialmente famoso, cuja marca se tornou um dos sinônimos do estilo clássico britânico, pode se tornar um atleta. No entanto, uma lesão grave não permitiu a Paul Smith seguir uma carreira esportiva, mas ele rapidamente alcançou o sucesso no campo da moda. O principal símbolo da marca se tornou uma “zebra” multicolorida, o que talvez indique que, segundo Smith, a vida não é uma série de faixas em preto e branco de sucessos e fracassos, mas uma explosão brilhante de várias cores.
Missoni
A história da marca Missoni começou em 1946, quando o italiano Ottavio Missoni e sua esposa Rosita abriram uma pequena fábrica de malhas. Curiosamente, depois de falar sobre Paul Smith, mas Missoni inicialmente planejou costurar roupas para atletas, já que Ottavio Missoni estava envolvido em atletismo, e foi a faixa que foi planejada como padrão principal! Em 1948, a empresa teve sucesso, e a linha de figurinos Missoni Venjulia se tornou a forma oficial da equipe italiana nas Olimpíadas de Londres. Mais tarde, Rosita Missoni surgiu com o uso de um zigue-zague, e foi esse padrão que se tornou a marca registrada da marca.
Dolce & gabbana
É muito difícil destacar uma grande impressão inerente à D&G, porque a cada temporada essa marca de moda agrada aos fãs com uma variedade de padrões e ornamentos. Mas se você escolher, deve-se notar o amor leal dos designers por estampas de animais - o leopardo em várias tonalidades retorna regularmente às coleções da marca.
Etro
A história da Etro começou em 1968, quando Jimmo Etro fundou sua pequena fábrica de tecidos para roupas. Jimmo produziu tecidos extremamente caros e de alta qualidade feitos de fibras naturais, como cashmere, seda e algodão. O destaque dos tecidos Etro foi seu design superior e cores vibrantes, que foram alcançadas com o uso de corantes inovadores. Em 1981, a casa de moda Etro lançou uma coleção de tecidos decorativos com um ornamento estampado, também conhecido como pepino turco, e desde então esse padrão se tornou um símbolo do sucesso da marca. Os fãs leais podem até obter uma fragrância de marca com o mesmo nome.Foto: sites oficiais da Louis Vuitton, Gucci, Etro, Missoni, D&G, Versace, Paul Smith, Burberry, Fendi, pinterest.com
ARTIGOS, CLASSES MASTER E PADRÕES MAIS INTERESSANTES ESPERAM POR VOCÊ NA PÁGINA DO TÓPICO MENSAL!