Uma saia fofa, um corpete estreito, uma cintura, na maioria dos casos enfatizada por uma alça - uma verdadeira ode às formas femininas! Não é de admirar que o grande costureiro Christian Dior tenha se tornado famoso, concentrando-se nisso.
Christian Dior nasceu em 1905 em Granville, Normandia, em uma família de industriais ricos. A pedido de seus pais, Christian começou a estudar na Escola de Ciências Políticas, mas o fogo da criatividade e da comunicação com os representantes parisienses da arte o fez mudar a ciência.
Em 1929, ele abriu uma galeria onde exibia pinturas de artistas como Picasso e Fernand Leger. Em 1929, seus pais faliram e Christian foi forçado a fechar a boutique. Tendo aprendido rapidamente com um de seus amigos a arte de fazer esboços da moda, ele vende seu trabalho em revistas e grandes costureiros. Em 1939, Christian foi convocado para o exército e, após a guerra, mobilizando-se, chegou à sua família em uma cidade pequena e se dedicou à agricultura. Lá, ele é encontrado por um dos costureiros mais famosos da época, Lucien Lelon, e o convence a ir a Paris.
Em fevereiro de 1947, aos 41 anos, Christian Dior apresentou sua primeira coleção de moda de 90 modelos. Sua base eram duas áreas - "Oito" e "Corollas".
Oito é a cintura da vespa e os quadris acentuados, enquanto as corolas são o decote profundo e as saias semi-macias. Christian Dior oferece uma revolução, mas não muda tradições.Os formulários permanecem os mesmos, eles simplesmente recebem um pouco de audácia - e isso cria um estilo. O editor-chefe da Harper's Bazaar Magazine, Carmel Snow, chama essa coleção de Novo visual. Um homem que pretendia levar uma existência silenciosa e discreta de repente se vê no cenário internacional da moda e se torna um símbolo de luxo. Em seu estilo, ele encarna os sonhos das mulheres após a terrível guerra - para encontrar conforto e elegância.
O que é novo visual? - Ombros redondos, cintura pronunciada, busto saliente, quadris arredondados, saias que terminam a uma altura de 20 cm do chão. Esse novo visual da moda feminina transformou Paris em uma cidade onde nascem as roupas mais bonitas do mundo.
Em apenas 5 anos após a estreia, Christian Dior cria um verdadeiro império da moda. A organização deste império será copiada com sucesso por muitas grandes empresas. No entanto, por apenas dez anos de sua vida, ele goza de fama internacional. Em 1957, Christian Dior, uma lenda da alta costura, faleceu na Itália aos 52 anos de idade.
Logo depois, a marca de moda Christian Dior é comprada pelo maior empresário francês Bernard Arnault. Em 1996, como o principal costureiro, ele convida um designer britânico desconhecido, John Galliano. Como resultado, a Fashion House Christian Dior recupera a fama mundial e bilhões de dólares em receita.
Foto: Krauer / Studio Holle-Suppla